Brasília
Brasília Photo Show está com inscrições abertas para 5ª edição
Festival internacional de fotografia premia fotos em 20 categorias; inscrição é gratuita. Podem participar profissionais e amadores.
O festival internacional de fotografia Brasília Photo Show está com inscrições abertas até 3 de agosto para a 5ª edição, do biênio 2019/2020. Fotógrafos profissionais e amadores que quiserem participar podem apresentar até dois trabalhos de graça.
O concurso é dividido em 20 categorias, sendo 9 inéditas. Uma delas é a que comemora os 60 anos de Brasília. A categoria especial vai premiar as melhores fotos da capital, seja da arquitetura, das pessoas ou da natureza.
Fotografia de Dante Laurini Junior inscrita no Brasília Photo Show — Foto: Dante Laurini Junior/Divulgação
Aos interessados, é possível inscrever mais de duas fotos. O evento cobra R$ 25 por imagem.
Menores de 18 anos não pagam, mas podem inscrever apenas duas fotos. A edição passada do festival recebeu mais de 12 mil inscrições.
Premiação
As 20 fotografias vencedoras – que levarem o 1º lugar em cada uma das categorias – vão ganhar uma estatueta do Brasília Photo Show, um exemplar do livro oficial do festival e um certificado. Até o 6º lugar, as demais ganham:
- Medalha Platinum + livro com publicação da foto + certificado (2ª colocada)
- Medalha Ouro + publicação da foto no livro + certificado (3ª colocada)
- Medalha Prata + publicação da foto no livro + certificado (4ª colocada)
- Medalha Bronze + publicação da foto no livro + certificado (5ª e 6ª colocada)
Fotografia de Míriam Queiroz Ramalho inscrita no Brasília Photo Show — Foto: Míriam Queiroz Ramalho/Divulgação
Em outras seis categorias – como as de foto em preto e branco, feitas com celular, com drones ou de fotógrafos menores de idade – os vencedores vão ganhar, ainda, uma câmera digital ou celular smartphone.
As 280 fotografias melhores colocadas logo após as medalhas de bronze receberão o prêmio de menção honrosa. Todas as fotos vencedoras de estatuetas, medalhas e menções serão impressas no livro oficial do festival, que contará com 400 imagens.
Nasceu nas redes
Desde a primeira edição, em 2015, até a mais recente, em 2018, o Brasília Photo Show contabilizou mais de 56 milhões de interações na página oficial no Facebook.
Fotografia de Gustavo Pereira Gomes inscrita no Brasília Photo Show — Foto: Gustavo Pereira Gomes/Divulgação
O evento nasceu de um projeto nas redes sociais e logo se tornou referência. As fotos vencedoras das quatro edições foram reunidas em um livro e protagonizam exposições pela capital.
No ano passado, o encerramento da 4ª edição foi comemorado com a maior exposição fotográfica coletiva do mundo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A mostra contou com mais de 2,5 mil fotos de 2,3 mil fotógrafos do Brasil e do mundo – incluindo deficientes físicos, visuais e fotógrafos com Síndrome de Down.