Brasília

Agendamento para emissão de novas carteiras de identidade está suspenso no DF

Publicado

em

Documento será emitido apenas em ‘situações de emergência’, segundo Polícia Civil. Serviço não tem prazo para ser retomado.

Emissão da carteira de identidade — Foto: SSP/SE

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) suspendeu, por tempo indeterminado, a emissão de novas carteiras de identidades no Distrito Federal. A medida segue orientações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“A medida foi necessária, pois não há como fazer a confecção do documento sem que haja contato entre o papiloscopista e o usuário”, explica o chefe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, o papiloscopista Simão Albuquerque.

“Além da foto, que é tirada a uma distância relativamente próxima, tem a coleta das digitais.”

Nova carteira de identidade reúne outros documentos, no ES — Foto: Divulgação/ PCES

Com os postos do Na Hora fechados, apenas as unidades de Identificação Biométrica (PIB´s) permanecem funcionando para atendimentos de urgência, como em casos de necessidade para contratação profissional. Nesses casos, a identidade é entregue no dia seguinte à solicitação.

“Somente em situações emergências estamos emitindo o documento. Para isso, o cidadão deverá comparecer a um de nossos postos, sem a necessidade de agendar”, diz o papiloscopista.

E para quem já agendou?

A SSP informam que quem foi atendido nos postos do Na Hora antes da suspensão dos serviços, poderá buscar o RG na sede da Polícia Civil, no Parque da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já as carteiras de identidades produzidas no Na Hora de Sobradinho (NH 04) poderão ser retiradas na 13 ª Delegacia de Polícia, das 12h às 19h, também em dias úteis.

Prevenção

Polícia Civil do DF amplia atendimento em delegacia eletrônica — Foto: Polícia Civil do DF/Reprodução

Uma portaria publicada na semana passada regulamentou os atendimentos em delegacias do Distrito Federal. Ao entrar na recepção, o cidadão deverá higienizar as mãos antes do atendimento e ficar a uma distância mínima de dois metros.

Os policiais deverão organizar o espaço, de modo que não haja aglomeração de pessoas no mesmo ambiente.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a PCDF também ampliou os tipos de ocorrências que podem ser registradas pela internet. O acesso é pela plataforma da Delegacia Eletrônica.

Quais os crimes que podem ser registrados pela internet?

  1. Roubo
  2. Lesão corporal
  3. Crimes praticados em outros Estados
  4. Desacato
  5. Desobediência
  6. Constrangimento
  7. Dano
  8. Vias de fato
  9. Violação de domicílio
  10. Receptação
  11. Furto em residência/comércio
  12. Extorsão (virtual)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile