1. Água
O líquido hidrata as fibras presentes nos alimentos consumidos durante a refeição. Com isso, o bolo fecal cresce e estimula os movimentos intestinais. Resultado: o órgão funciona melhor. O ideal é ingerir 2 litros de água por dia, no mínimo.
2. Iogurte
Os micro-organismos vivos presentes em sua fórmula regulam a flora intestinal a fim dar uma forcinha para o sistema digestivo trabalhar bem. “Fatores como stress, por exemplo, alteram a microbiota, daí porque é indicado incluir na dieta itens como o iogurte, que alimentam as bactérias boas do intestino”, explica Samanta Brito, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.
3. Vegetais folhosos
Eles são ricos em vitaminas, minerais, água e fibras – que, juntos, são essenciais para tornar suas idas ao banheiro mais frequentes. Experimente turbinar as refeições com espinafre, couve e repolho.
4. Chia
Ela é uma ótima aliada contra a constipação, já que funciona como um laxante natural. “A semente possui uma substância em sua composição que reage com a água, fazendo-a aumentar de volume”, explica Samanta. Isso acaba contribuindo para formar um bolo fecal maior, o que estimula a evacuação. O recomendado é ingerir 2 colheres de sopa diariamente.
5. Linhaça
Essa semente é rica em fibras solúveis e insolúveis, que favorecem a absorção de água e realizam uma varredura no intestino para limpar as toxinas indesejadas. Mas, para ter esse efeito, é preciso consumir a linhaça moída – vale adicioná-la a sucos, sopas, iogurtes e frutas.
6. Óleos
Apostar em uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco por dia ajuda a água a ser mais facilmente absorvida pelo intestino. Além disso, os óleos lubrificam a mucosa da região – e você precisa fazer menos força para eliminar as fezes.