Brasil
12 empresas estarão em leilão de petróleo; apenas Petrobras é brasileira
Gigantes do mundo do petróleo estão habilitadas e inscritas para a próxima rodada de licitações que vai ser promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A 16ª rodada, ainda no regime de concessão, será realizada no próximo dia 10 de outubro, no Rio de Janeiro.
Na lista das 12 empresas inscritas e pré-interessadas, chamadas “pesos pesados” no mercado internacional de petróleo, estão a brasileira Petrobras além de outras internacionais como Equinor, Shell, BP Energy, Exxonmobil, entre outras.
Ainda neste ano, a ANP e o governo vão promover mais dois leilões de áreas para a produção e a exploração de petróleo e gás em território nacional. O governo e está se preparando, também, para realizar o leilão do excedente da cessão onerosa, que pode render aos cofres públicos mais de R$ 100 bilhões.
Uma parte significativa desse leilão – R$ 30 bilhões – vai para a Petrobras.
A expectativa dos estados e municípios é que, com essa receita elevada do governo federal, que uma parte também expressiva desse montante seja distribuída com os entes federativos, o que faz parte, inclusive, de acordos políticos para a aprovação de medidas e reformas no Congresso Nacional.