Mundo

Zelensky demite chefes regionais do Serviço de Segurança da Ucrânia

Publicado

em

O gabinete do presidente ucraniano revelou que Vladimir Zelensky demitiu chefes do Serviço de Segurança da Ucrânia nas regiões de Kiev, Lvov e Ternopol.

© AFP 2022 / Serviço de imprensa presidencial da Ucrânia

Zelensky, presidente da Ucrânia, demitiu três chefes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano), comunicou na segunda-feira (15) seu escritório.

“Demiti Sergei Sergeevich Zayats da chefia do departamento principal do Serviço de Segurança da Ucrânia em Kiev e na região de Kiev”, indicou uma declaração do gabinete, sem especificar as razões da dispensa.

Além dele, Zelensky demitiu Artyom Bondarenko e Yuri Boreychuk, chefes do SBU das regiões de Lvov e Ternopol, respectivamente.

Em 17 de julho, o presidente ucraniano anunciou a demissão de um grande número de funcionários do SBU, incluindo o chefe Ivan Bakanov, além de ordenar a saída de Irina Venediktova, procuradora-geral da Ucrânia. Ele citou na época “alta traição” como causas para as ações.
Zelensky também demitiu vários embaixadores ucranianos em 9 de julho, citando “rotação diplomática”, incluindo Andrei Melnyk, representante diplomático na Alemanha, que tem sido famoso por suas declarações controversas.

Trending

Sair da versão mobile