Mundo

Ucrânia prepara operação em Nikolaev contra cidadãos ‘não leais’ a Kiev e oferece recompensa

Publicado

em

As forças de segurança russas receberam informações de fontes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) sobre a preparação de uma operação na cidade de Nikolaev, para identificar cidadãos “não confiáveis”, com laços com a Rússia e que, portanto, não seriam leais a Kiev.

O plano será executado, nos próximos dez dias, abordando pessoas nas ruas, com verificações de telefones celulares e até envios para “campos de filtragem”, com mais de 50 funcionários da SBU que já chegaram à cidade, vindos de Kiev e de regiões ocidentais da Ucrânia.
A informação foi relatada à Sputnik por um funcionário de uma agência policial russa.

“De acordo com informações recebidas de fontes da SBU, nos próximos dez dias, está sendo preparada em Nikolaev uma ‘limpeza’ em larga escala da população civil de residentes desleais à Ucrânia. Para atingir esse objetivo, mais de 50 funcionários da SBU já chegaram de Kiev e de regiões ocidentais da Ucrânia”, disse à Sputnik o funcionário.

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, participa de uma reunião com comandantes militares durante visita à região de Nikolayev. Foto de arquivo
Segundo ele, a SBU planeja “batidas de casa em casa e patrulhas nas ruas”, para verificar telefones celulares dos cidadãos, com chamadas e contatos, o tráfego de saída e possíveis laços familiares e de amizade com russos.

“Uma recompensa de 100 dólares americanos [cerca de R$ 550] também foi anunciada por denúncias de cidadãos ‘indiferentes’ sobre seus amigos, conhecidos e vizinhos”, disse o representante da agência policial russa.

Nikolayev está localizada ao sul do país, a 600 km de distância da capital.

Trending

Sair da versão mobile