Geral
Turista que rabiscou Coliseu pede desculpas e diz que não sabia que monumento era tão antigo
Maior atração turística da Itália, edificação foi construída entre os anos 70 e 80 d.C., durante o Império Romano.
O britânico que rabiscou a parede do Coliseu, em Roma, no fim de junho, pediu desculpa aos italianos e disse que não sabia que o monumento era tão antigo, informou a mídia da Itália nesta quarta-feira (5).
Na ocasião, o turista estava acompanhado da noiva quando decidiu escrever “Ivan + Hayley 23” em uma parede do monumento construído há mais de 2 mil anos. Outra pessoa que estava no local filmou o momento e divulgou as imagens nas redes sociais.
“Admito com profundo constrangimento que só depois do lamentável ocorrido vim a saber da antiguidade do monumento”, disse o britânico em uma carata a Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, segundo o jornal “Il Messaggero”.
“Consciente da gravidade do ato cometido, com estas linhas desejo dirigir minhas mais sinceras e sinceras desculpas aos italianos e ao mundo inteiro pelos danos causados a um bem que, de fato, é patrimônio de toda a humanidade”, escreveu.
O turista corre o risco de receber multa de pelo menos 15 mil euros (R$ 78 mil) e uma pena de prisão de até cinco anos caso seja condenado na Itália.
“Este ato foi ofensivo para todos ao redor do mundo que apreciam o valor da arqueologia, monumentos e história”, disse o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano.
O Coliseu é uma edificação construída entre os anos 70 e 80 d.C., durante o Império Romano. É considerado um dos maiores símbolos da Roma Antiga e um dos monumentos mais famosos do mundo. O local sediava diversos eventos, mas os mais famosos eram as lutas de gladiadores (havia também simulação de batalhas famosas e caçadas). O local abrigava mais de 50 mil pessoas. Hoje, é a maior atração turística da Itália.