Brasília
TRE-DF seleciona zonas eleitorais para teste de integridade das urnas
Corte sorteou 14 zonas na manhã deste sábado (1º). Teste permite comparar se votos inscritos nos equipamentos correspondem aos mesmos depositados em urnas de lona.
O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) realizou, neste sábado (1º), o sorteio de urnas eletrônicas de 14 zonas eleitorais para a realização do teste de integridade. A iniciativa permite comparar se os votos inscritos nos equipamentos correspondem aos mesmos depositados manualmente, em cédulas de papel colocadas em urnas de lona.
As urnas eletrônicas que ficam em zonas sorteadas para o teste serão retiradas dos locais de votação e instaladas na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e em uma escola no Sudoeste. Elas serão substituídas nesses locais por outros equipamentos, já preparados.
O teste de integridade será realizado no domingo (2), data do 1º turno das eleições. Segundo o TRE-DF, a iniciativa “consiste em uma votação pública, aberta e auditada, em uma urna eletrônica que estava pronta para uso na eleição, utilizando-se os mesmos votos em cédula de papel que também são depositados em uma urna de lona”.
A Corte afirma que, ao final, compara-se o resultado da urna eletrônica com os da urna que recebeu votos em papel. O objetivo é garantir a integridade do processo.
O teste é realizado desde 2002 e, segundo o TRE-DF, nunca houve divergência entre os resultados da urna eletrônica e da contagem dos votos em papel.
Durante a iniciativa, todos os procedimentos são filmados em vídeo, publicados ao vivo pela internet e auditados por uma empresa independente.