Mundo
Tensões China-EUA: ministro da Defesa de Taiwan menciona presença militar em ilhas estratégicas
Em meio ao aumento das tensões com a China, o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, deu pistas de que as tropas dos Estados Unidos têm treinado os militares taiwaneses em ilhas remotas que estariam na linha de frente de um conflito com o seu vizinho.
O ministro da Defesa não deu mais detalhes sobre a mobilização dos EUA, mas as ilhas periféricas incluem Kinmen, que fica 5 quilômetros a leste da cidade costeira chinesa de Xiamen e a mais de 160 quilômetros da ilha principal de Taiwan.
“Este intercâmbio serve para observação mútua, para identificar os problemas que temos e descobrir como melhorar e reconhecer os pontos fortes para que possamos aprender com eles”, disse Chiu em resposta a perguntas sobre as tropas dos EUA nas ilhas periféricas de Taiwan.
Tropas americanas em Taiwan: risco de guerra?
Os comentários representaram um raro reconhecimento por parte de Taiwan da atividade das tropas americanas em seu território.
As ponderações de Chiu foram feitas durante resposta a perguntas sobre um relatório da Sofrep, uma publicação online focada na segurança nacional, a qual afirmava que instrutores das Forças Especiais dos EUA seriam enviados para Kinmen e outras ilhas remotas que abrigam as forças de elite de Taiwan.
O tenente-coronel Marty Meiners, porta-voz do Pentágono, disse que não comentaria operações ou treinamentos específicos. “Nosso compromisso com Taiwan é sólido e contribui para a manutenção da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e na região”, disse.
Fonte: Dow Jones Newswires.