Saúde
Tempo seco no DF: médica dá dicas de cuidados com a saúde
Baixa umidade do ar favorece surgimento de doenças que afetam sistema respiratório. Saiba como se cuidar para evitar mal-estar durante este período.
O mês de julho é marcado pela seca no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante toda esta semana a umidade do ar fica entre 18% e 85%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índice ideal é em torno de 60%. Acima ou abaixo desse percentual, pode oferecer riscos à saúde.
Com a baixa umidade do ar, ocorre o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que facilita o aparecimento de doenças do sistema respiratório.
“O tempo seco e as baixas temperaturas, facilitam a disseminação de forma mais rápida de vírus que afetam o sistema respiratório”, explica a pneumologista Gilda Elizabeth, especialista do Hospital Brasília ,Unidade Águas Claras.
De acordo com a médica, processos infecciosos e alergias respiratórias são mais comuns nesta época do ano. O clima seco e frio contribui para o aparecimento de sintomas e doenças como rinite, espirros, sinusite, gripes e resfriados.
A especialista alerta que é preciso tomar alguns cuidados para passar pelo período sem sofrer. Veja abaixo:
- 💉Mantenha a vacinação em dia;
- 🥥🥛Consuma líquidos e alimentos hidratantes regularmente;
- 👩👩👧👦Evite locais com muita aglomeração;
- ☀️ Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- 👃 Umedeça as narinas com soro fisiológico.