Mundo
Storm Barra deixa milhares sem energia na Irlanda
Pelo menos 30.000 residências e empresas afetadas, como alerta o Met Office, tempestade pode representar perigo de vida ao se aproximar do Reino Unido
Mais de 30.000 casas e empresas na Irlanda ficaram sem energia quando Storm Barra atingiu o continente, com ventos previstos para atingirem 80 mph ao cruzar o leste ao longo do dia.
Chuva forte e granizo eram esperados na terça-feira, enquanto a Barra continuava seu caminho desde o Atlântico. A neve já estava caindo no noroeste do país.
O serviço meteorológico nacional, Met Éireann, disse que a tempestade, que provavelmente atingirá o Reino Unido em algumas horas, pode representar um perigo de vida nos próximos dois dias.
O Reino Unido também estava preparado para ventos de 80 mph e chuvas fortes quando a Barra atinge o continente, menos de duas semanas depois que a tempestade Arwen causou danos significativos a partes do país.
Cortes de energia foram relatados em Cork, Kerry, Dublin e Limerick e pessoas em três condados da costa oeste foram aconselhadas a permanecer dentro de casa.
As inundações em Cork e Kerry tornaram várias estradas intransponíveis por causa da água ou das árvores caídas.
A tempestade coincidiu com a maré alta na cidade de Cork, com as águas das enchentes fluindo pelo South Mall dos cais à beira do rio na Ilha de Morrison
Um alerta de tempo vermelho raro estava instalado nos condados de Cork, Kerry e Clare, e alertas de vento laranja foram emitidos para Limerick, Waterford, Galway, Mayo, Wexford, Dublin, Louth, Wicklow e Meath.
Escolas em 12 condados sujeitos a advertências vermelhas e laranja foram aconselhadas a fechar, enquanto a Aer Lingus cancelou todos os voos que entravam e saíam de Cork, com alguns serviços interrompidos em Dublin.
No Reino Unido, a Agência Ambiental emitiu três alertas de enchentes para a costa sul da Inglaterra, bem como 35 alertas de enchentes.
Fortes vendavais levaram à interrupção das viagens pela Ilha de Man, com o cancelamento dos serviços diurnos de balsa entre a ilha e Lanchashire e várias estradas bloqueadas devido à queda de árvores.
Árvores caídas bloquearam várias estradas ao redor da ilha.
Avisos de neve amarela foram colocados no norte da Inglaterra e na Escócia , com nevascas e nevascas de até 20 cm causando condições traiçoeiras em estradas em altitudes mais elevadas, disse o Met Office.
O meteorologista do Met Office Aidan McGivern disse que as rajadas e o impacto de Storm Barra seriam “um degrau abaixo” em comparação com Arwen, o que levou a cortes de energia generalizados em 26 de novembro, alguns dos quais ainda não foram restaurados.
A previsão é de chuvas fortes na Irlanda do Norte e no sudoeste do Reino Unido, com neve e nevascas pesadas nas colinas do norte.
Na segunda-feira, enquanto cerca de 1.600 residências no nordeste da Inglaterra ainda estavam sem eletricidade quase duas semanas após a tempestade de Arwen, Boris Johnson disse que havia falado com o presidente-executivo da Northern Powergrid e tinha “a garantia de que [os clientes] seriam reconectados amanhã, o mais tardar ”.
Naquela noite, o fornecedor de eletricidade disse ter reduzido o número de residências e empresas afetadas para 700.
O gelo foi previsto durante a noite em partes do Reino Unido antes da chegada de Barra e o Met Office emitiu um aviso amarelo para condições de direção potencialmente perigosas no oeste da Escócia e noroeste da Inglaterra.