Geral

‘Stalking’: homem é preso por perseguir e ameaçar ex-companheira no DF

Publicado

em

Vítima pediu socorro na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Ela disse que relacionamento chegou ao fim por comportamento ‘violento e possessivo’ do ex.

Fachada da Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM II) — Foto: SSP-DF/Divulgação

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante, nesta terça-feira (26), por perseguir e ameaçar a ex-companheira. A mulher pediu socorro na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), na Asa Sul, em Brasília, depois que o suspeito foi até o trabalho dela, armado com uma faca.

Na Polícia Civil, a vítima contou que se separou há pouco tempo, devido ao comportamento “violento e possessivo” do suspeito, que trabalha como vigilante e tem porte de arma de fogo. ]

Ele foi autuado por ameaça e perseguição (stalking), no contexto da Lei Maria da Penha. A pena pode chegar a três anos de prisão.

Segundo relato da vítima, o autor não aceitou a separação dizendo que jamais admitiria vê-la com outro homem. Desde o fim da relação, as ameaças se intensificaram por meio de mensagens e, com isso, ela conseguiu proibir a entrada do autor no condomínio onde mora.

Mesmo assim, segundo a polícia, como o homem sabia que a ex-companheira era a primeira funcionária a chegar na empresa onde trabalha, ele foi ao local e, por mensagens, disse que só sairia de lá quando conseguisse conversar pessoalmente.

A vítima deixou o local pela porta dos fundos e foi até a Deam I para pedir socorro. Uma colega de trabalho também foi à delegacia e relatou que o autor havia feito gestos para ela, batendo na cintura, uma suposta menção ao fato de estar armado.

Ameaças e ‘faca para cortar laranja’

 

Faca tática encontrada com homem que stalkeava e ameaçava ex-companheira, no DF — Foto: PCDF/Divulgação

Após a denúncias, policiais foram até o trabalho da vítima, em Taguatinga Sul. De acordo com o delegado da Deam I, Renato Vieira Damasco, o homem foi encontrado ainda na porta da empresa.

“Ele foi revistado e encontramos uma faca tática, com lâmina de mais ou menos dez centímetros. Ao ser questionado, ele falou que só queria conversar com a vítima e que a faca ele usava para descascar laranja”, diz o delegado.

O homem foi preso e deve passar por audiência de custódia nos próximos dias. A vítima solicitou medidas protetivas de urgência, entre elas a suspensão do porte/posse de armas do autor.

O que é stalking

Perseguir uma pessoa online ou no mundo físico é crime. Em abril, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como “stalking”.

A pena para quem for condenado é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode chegar a três anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

Até junho deste ano, o Distrito Federal registrou 242 ocorrências, uma média de três por dia. Dos registros, mais da metade (56%) estão dentro de um contexto de violência doméstica, e 85% das vítimas são mulheres, mostram os dados.

 

Trending

Sair da versão mobile