Culinária
sopa de alho-poró e mexilhão
Um caldo de frutos do mar clássico, saudável, quente e saudável
Fatie finamente 3 alhos-porós médios e lave-os bem. Corte 150g de bacon defumado em tiras curtas e coloque em uma panela funda com 40g de manteiga . Leve ao fogo moderado e deixe o bacon cozinhar por alguns minutos até que a gordura fique dourada. Abaixe o fogo e adicione o alho-poró, em seguida, cubra com uma tampa. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que o alho-poró esteja macio e doce. Verifique ocasionalmente, para que não corem.
Tenha 750g de mexilhões prontos, lavados e verificados, descartando as cascas rachadas, quebradas ou que não fechem instantaneamente ao bater na lateral da pia. Coloque-os em uma panela grande, despeje 100ml de vermute branco ou vinho branco , tampe bem e deixe ferver. Cozinhe por um ou dois minutos e verifique o progresso. Se os mexilhões estiverem abertos, retire do fogo. Se não, dê-lhes um minuto ou mais.
Retire os mexilhões das conchas, reservando o licor do cozimento e descartando as cascas. Polvilhe 2 colheres de sopa de farinha no alho-poró e continue cozinhando por 2 minutos, depois despeje o licor de cozimento dos mexilhões, usando uma peneira fina para pegar qualquer casca ou casca.
Deite 250ml de caldo de peixe ou de legumes , deixe levantar fervura, de seguida mexa 250ml de natas no tacho e deixe levantar fervura, temperando com sal (talvez só precise de um pouco) e pimenta-do-reino.
Pique um punhado generoso de salsa e misture. Adicione os mexilhões e coloque em tigelas. O suficiente para 4
Você pode adicionar água no lugar do caldo. Já há bastante sabor no licor de cozimento do mexilhão.
Às vezes, faço isso um pouco mais substancial torrando fatias de baguete e colocando-as na tigela antes de servir a sopa.