Mundo

Sérvia permanece ‘ilha’ neutra cercada por membros da OTAN, declara Vucic ao tomar posse

Publicado

em

A Sérvia permanece “uma ilha” neutra cercada pela OTAN de todos os lados, declarou hoje (31) o presidente do país, Aleksandar Vucic, após o juramento no parlamento sérvio ao assumir o segundo mandato.

© AP Photo / Darko Vojinovic

Segundo os resultados da eleição presidencial na Sérvia, realizada em 3 de abril, Vucic obteve 58,59% dos votos, ganhando com vantagem significativa no primeiro turno. No mesmo dia ocorreu a eleição parlamentar, na qual venceu o Partido Progressista Sérvio, recebendo 120 dos 250 assentos no órgão legislativo.

“Por todo lado em torno de nós estão países com presença da OTAN. Não há nenhum país que esteja fora da OTAN, a Sérvia é como uma pequena ilha. Alguns consideram isso um problema. Qual é o problema no fato de acreditarem em seu povo, nos genes heroicos de seus cidadãos e que somos capazes de defender nossa terra e queremos ter o direito de proteger nossas fronteiras, nosso país, ter nossos militares e defender nosso céu. A Sérvia nunca mais será hoje uma presa fácil, como aconteceu, lamentavelmente, em 1999”, disse o mandatário ante o público.

“É disso que me orgulho, nós não atacamos ninguém. A Sérvia ficou mais forte graças ao seu povo que sabe que o caminho da neutralidade é o caminho para o futuro”, ressaltou Vucic.

A neutralidade militar da Sérvia em relação aos blocos militares é determinada por uma resolução parlamentar de 2007. Mesmo assim, Belgrado participa do programa da Aliança Atlântica Parceria para a Paz e tem status de Estado observador na Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado de Segurança Coletiva.

Trending

Sair da versão mobile