Mundo
‘Serei fiel ao meu povo’: saiba como é celebrada a cerimônia de posse do presidente da Rússia
De acordo com a lei sobre as eleições presidenciais russas, a posse do chefe de Estado é realizada seis anos após a data de posse do antecessor. Se ocorrer uma nova eleição ou uma eleição antecipada antes dessa data, o presidente toma posse 30 dias após a Comissão Eleitoral Central russa publicar os resultados oficiais das eleições presidenciais.
Desde 2000 a posse do presidente da Rússia ocorre no dia 7 de maio. A Constituição indica que na cerimônia o presidente presta juramento perante representantes do Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento russo), da Duma Estatal (câmara baixa) e do Tribunal Constitucional russo.
O roteiro da cerimônia foi elaborado para o primeiro presidente russo, Boris Yeltsin, e não sofreu mudanças radicais desde então. A única modificação feita está relacionada ao local da cerimônia. Quando Yeltsin chegara ao poder, a cerimônia foi realizada no Palácio Estatal do Kremlin. Desde 2000 o evento acontece nos salões cerimoniais do Grande Palácio do Kremlin.
Desde então é utilizado o mesmo roteiro cerimonial, mas algumas alterações particulares podem ser introduzidas. O serviço protocolar presidencial é responsável por isso.
O serviço protocolar presidencial também determina quem comparecerá ao evento solene. Devem sempre participar membros do governo, parlamentares da Duma e do Conselho da Federação, representantes da administração presidencial, juízes do Tribunal Constitucional e diplomatas, entre outros. De acordo com o protocolo, todos os participantes deverão usar terno clássico.
Na cerimônia de posse, o presidente recebe os símbolos do poder presidencial, a insígnia e a bandeira do presidente, bem como um exemplar especial da Constituição, que é guardado na biblioteca presidencial e perante o qual o presidente presta juramento.
Por volta das 11h15, horário de Moscou (05h15 no horário de Brasília), a passagem para o Kremlin é fechada para convidados da cerimônia. Eles lotam os três salões do Grande Palácio do Kremlin. O evento começa ao meio-dia, horário de Moscou (06h00 em Brasília), e dura uma hora.
A posse acontece no Salão de Santo André do Grande Palácio do Kremlin e é transmitida pelas telas instaladas para os presentes nos outros dois salões, denominados São Jorge e Santo Alexandre.
Pouco antes do meio-dia, o presidente eleito chega ao Grande Palácio do Kremlin acompanhado por uma carreata. Na varanda do palácio ele recebe um relatório do comandante do Kremlin. Em seguida, ele entra no Grande Palácio do Kremlin pela grande entrada, sobe a grande escadaria e passa pelos convidados e guardas do Regimento de Escolta Presidencial nos salões secundários.
A orquestra presidencial toca a fanfarra “Nosso presidente”, escrita especialmente para a posse. Exatamente ao meio-dia, horário de Moscou, o presidente eleito entra no Salão de Santo André e sobe no púlpito. O texto do juramento presidencial está estipulado na Constituição da Rússia.
“Juro que, ao desempenhar as funções de presidente da Rússia, respeitarei e garantirei os direitos e liberdades humanos e civis, defenderei e protegerei a Constituição da Rússia, defenderei a soberania e a independência, a segurança e a integridade do Estado, e serei fiel ao meu povo”, pronuncia o presidente, com a mão direita sobre a Constituição.
Após o juramento, o novo chefe de Estado recebe os símbolos do poder. O hino estatal é tocado na sala e a bandeira do presidente é hasteada acima da residência presidencial no Kremlin.
Em seguida o presidente dirige uma mensagem aos cidadãos russos, e após o discurso é tocada a obra patriótica “Slavsia” (“Glória”), da ópera “A life for the Tsar” (“Uma vida para o czar”, em tradução livre, de 1836) de Mikhail Glinka.
Depois de 30 saudações da artilharia a partir do aterro do Kremlin — a mais alta na hierarquia de honras militares, dado que o presidente é também o comandante-chefe das Forças Armadas russas —, a cerimônia de inauguração culmina com um desfile do Regimento de Escolta Presidencial na Praça da Catedral do Kremlin.
Por conta da posse do presidente, o Patriarca de Moscou — líder da Igreja Ortodoxa russa — e de toda a Rússia realiza um serviço religioso na Catedral da Anunciação do Kremlin. Conforme a tradição, o presidente comparece à celebração religiosa.