Mundo

Senadores nos EUA bloqueiam transferência de submarinos à Austrália sob o acordo AUKUS, diz mídia

Publicado

em

© AP Photo / Stefan Rousseau

Os republicanos do Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA estão bloqueando a aprovação para fornecer à Austrália três submarinos nucleares sob o acordo AUKUS, reportou na sexta-feira (21) o jornal norte-americano Politico.
Tratam-se de submarinos de ataque da classe Virginia com propulsão nuclear, conforme acordado no pacto.
De acordo com o Politico, os republicanos argumentam que a Casa Branca deve aumentar o orçamento do Pentágono para reforçar a indústria de defesa dos EUA o suficiente para atender às necessidades da Marinha dos EUA e da Austrália. Eles não referiram um valor a ser solicitado, mas mencionaram que os US$ 3 bilhões (R$ 14,33 bilhões) que a Austrália planeja investir na base industrial de submarinos dos EUA para essa iniciativa não serão suficientes.
Os senadores republicanos Roger Wicker e Susan Collins planejam enviar uma carta ao presidente Joe Biden nos próximos dias para tratar de suas preocupações sobre esse assunto.
O acordo AUKUS, um pacto de segurança entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália, foi lançado em setembro de 2021 com o objetivo de Washington e Londres fornecerem a Camberra a tecnologia para obter submarinos com capacidade nuclear, o que é apelidado de Pilar 1. O Pilar 2 da aliança inclui o desenvolvimento de outras tecnologias, incluindo a produção de minerais essenciais.
Vários especialistas notaram que o AUKUS, junto com o Quad e as iniciativas militares dos países ocidentais na Ásia-Pacífico, visa ajudar a conter a China e possivelmente também a Rússia.

Trending

Sair da versão mobile