Culinária

Sem glúten, mas realmente bom: bolo de limão, pãezinhos de queijo e biscoitos de chocolate – receitas

Publicado

em

Do fundador da Wholegreen Bakery de Sydney, vem um trio de produtos assados ​​​​frescos no forno para alérgicos, intolerantes ou evasivos ao glúten – e aqueles que querem apenas uma guloseima

Fotografia: Benjamin Dearnley/Murdoch Books

A alguns anos atrás, minha filha mais nova, Lucia, e eu fomos diagnosticados com doença celíaca (a minha não está totalmente desenvolvida, apenas latente). Agora comemos uma dieta rigorosa sem glúten, pois este é o único tratamento para a doença celíaca.

Ao receber o diagnóstico de Lúcia, quis garantir que ela ainda tivesse acesso a alimentos saudáveis ​​e deliciosos: bons pães e doces, doces ocasionais. Isso se deveu, em parte, à minha formação como nutricionista, mas também à minha criação.

Crescendo na Nova Zelândia com pais tonganeses e holandeses, todas as minhas primeiras lembranças felizes giram em torno da comida: a comida, com certeza, mas também a preparação. Desde fazer pão de banana para consumir bananas que estavam ficando pretas, fazer leite de coco do zero ou preparar o jantar para as muitas tias, tios e primos que inevitavelmente apareciam todas as noites na casa dos meus avós esperando serem alimentados. Cozinhar em nossa casa era uma forma de compartilhar amor, e eu queria garantir que Lúcia não perdesse.

Então, comecei a mergulhar no mundo da panificação sem glúten – o que não deve ser uma surpresa, suponho, já que a panificação é algo familiar. Meu avô era padeiro e cortejava minha avó com pães frescos.

Mas as receitas sem glúten que encontrei eram bastante imprecisas, então experimentei até ficar feliz.

Se minha filha e eu estávamos enfrentando esse desafio, pensei que certamente outros também estavam, então abri a Wholegreen Bakery em Sydney.

Desde então, tem sido uma grande alegria ver o negócio crescer e ajudar a devolver o prazer de comer a tantas pessoas. É uma experiência extremamente gratificante e gratificante devolver a alguém a comida que ela adora comer.

Sem grãos e sem leite, leve, macio e úmido – este é um dos bolos de limão mais populares que já fizemos na padaria.

serve 8

80g de farinha de coco (⅔ xícara)
100g de farinha de amêndoa (1 xícara)
1 colher de chá de fermento
em pó 1 colher de chá de canela em pó
6 ovos , em temperatura ambiente
295g de açúcar refinado
330ml de óleo de girassol (1⅓ xícaras)
1 colher de chá de pasta de baunilha
Raspas e suco de 2 limões, mais sumo de 1 limão extra para pincelar
Flocos de coco torrado , para decorar

Para a cobertura de limão
250g de açúcar de confeiteiro sem glúten peneirado (2 xícaras)
60ml de suco de limão (¼ xícara)
Raspas finas de 1 limão , mais fios extras de raspas para decorar

Pré-aqueça o forno a 170C/150C com a grelha posicionada no meio do forno. Unte uma forma redonda de fundo removível de 20 cm de diâmetro e forre o fundo e as laterais com papel manteiga.

Peneire a farinha de coco, a farinha de amêndoa, o fermento e a canela em uma tigela e misture bem. (Não fique tentado a pular esta etapa – a farinha de coco em particular precisa ser peneirada, pois tem tendência a formar grumos e é difícil de quebrar durante o processo de mistura.)

Usando uma batedeira com o batedor, ou em uma tigela grande com uma batedeira, bata os ovos e o açúcar em alta velocidade até ficar claro e fofo. Adicione lentamente o óleo e a baunilha e continue a bater por mais 30 segundos.

Usando o acessório da pá em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos peneirados e dobre até que tudo esteja bem misturado. Em seguida, adicione as raspas e o suco de dois limões e misture bem. Despeje a massa na forma preparada e alise o topo com as costas de uma colher.

Asse por 1 hora e 15 minutos, girando na metade do tempo para assar uniformemente, até que o bolo fique dourado escuro, um palito inserido no centro do pão saia limpo ou o bolo volte quando você pressionar suavemente o topo com dois dedos. (Se o bolo estiver um pouco escuro por cima no final do tempo de cozimento, não se preocupe – é assim que deve ficar. Não vai queimar.)

Retire o bolo do forno e pincele o topo com suco de limão. Deixe esfriar completamente na forma antes de soltar a mola, removendo as laterais e removendo o papel manteiga se necessário. Retire a base da forma deslizando o bolo para um prato de servir.

Para a cobertura de limão, misture o açúcar de confeiteiro, o suco de limão e as raspas de limão em uma tigela até ficar homogêneo.

Despeje a cobertura por cima do bolo e, em seguida, use uma espátula de lâmina plana para alisar rapidamente, de modo que se espalhe suavemente pelas laterais para criar um efeito de gotejamento. Decore com flocos de coco torrados e um pouco de raspas de limão. Se quiser que a cobertura fique firme (o que facilita na hora de cortar), coloque o bolo na geladeira por 10 minutos antes de cortar.

Armazenamento: Este bolo permanecerá fresco em um recipiente hermético na geladeira por até cinco dias. Ele também congela lindamente – basta embrulhar o bolo (sem gelo) em filme plástico e congelar por até um mês. Quando estiver pronto para comer, retire do congelador e cubra e fatie o bolo ainda congelado para obter fatias perfeitas. Deixe 20 minutos para descongelar após o corte antes de servir.

Trending

Sair da versão mobile