Cidades
Saúde confirma 5,8 mil casos de Influenza no DF; 89 pacientes têm coinfecção por Covid
Número reúne diagnósticos feitos pelas redes pública e privada de saúde. Segundo pasta, entre pacientes com infecção dupla, nenhum precisou de internação.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta quinta-feira (6), que 5.805 pessoas testaram positivo para Influenza A. Dessas, 204 foram infectadas pelo H3N2, vírus que tem causado surtos de gripe no país e no mundo.
Além disso, a pasta já registrou 89 casos de coinfecção por gripe e Covid. O dado reúne os diagnósticos feitos pelas redes pública e privada de saúde.
De acordo com a pasta, nenhum dos pacientes que testou positivo para as duas doenças, simultaneamente, precisou de internação até o momento. A secretaria afirma que ainda está recebendo dados e consolidando as informações de dupla infecção.
Já entre os que testaram positivo para Influenza, 36 pacientes foram internados. Entre eles, 11 estavam infectados pela H3N2. Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Fernando Erick Damasceno, a alta dos números pode estar relacionada ao aumento da testagem.
“Nunca se fez uma vigilância da gripe dessa forma. Nunca ficamos tão de olho nos dados e informações de gripe. Isso pode não ser uma alteração de padrão que vivemos no ano passado, porque [agora] temos uma vigilância muito maior. Isso não é um surto e nem uma situação fora do controle”, afirmou.
Alta de gripe e Covid
A SES-DF informou ainda que prevê uma explosão de casos de Covid-19 até o início de fevereiro e que, por isso, as unidades de saúde terão uma sobrecarga. Mas, a expectativa é que a situação seja diferente dos outros picos de infecção da doença, com maioria dos casos menos graves e estabilidade no número de mortes e internações.
Para evitar novas infecções, a secretaria reforça que as medidas de prevenção, tanto para Influenza quanto para o novo coronavírus, são as mesmas: uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos com frequência e vacinação.
A chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-DF), Priscillyne Reis, orienta as pessoas que apresentarem sintomas de gripe a fazerem primeiro o teste para detecção da Covid-19. Caso o resultado seja negativo, o ideal é seguir as medidas de prevenção.
A Secretaria de Saúde não realiza teste de Influenza na atenção primária à saúde, em casos de sintomas leves. De acordo com a pasta, “a identificação do sorotipo viral não é necessária para que seja iniciado o plano terapêutico e não muda a conduta clínica, que permanece a mesma para todos os casos de síndrome gripal sem complicação”.
“Para os casos de Influenza, também é necessário o afastamento de sete dias, ele também precisa ser retirado de circulação para diminuir a transmissibilidade”, disse o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.