Mundo

Rússia avança na direção de Donetsk e eliminou até 40 militares de Kiev, relata MD russo

Publicado

em

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, as suas tropas seguem avançando na frente da operação militar especial, incluindo nas direções de Donetsk, Kupyansk e Krasny Liman.

 

© Sputnik / Yevgeny Biyatov

O agrupamento de tropas Yug (Sul) das Forças Armadas russas tomou linhas e posições mais vantajosas na direção de Donetsk, destruindo militares e equipamentos ucranianos, informou nesta sexta-feira (3) o Ministério da Defesa da Rússia.
“Na direção de Donetsk, unidades do agrupamento de tropas Yug tomaram linhas e posições mais vantajosas durante a ofensiva. Durante as últimas 24 horas 40 militares ucranianos, um obuseiro Msta-B e também um radar antibateria AN/TPQ-37, fabricado nos EUA, foram destruídos nesta direção”, assinalou o ministério.
Além disso, acrescentou, foi destruído um depósito de combustível para equipamentos militares ucranianos perto de Krasnoarmeisk na República Popular de Donetsk, o mesmo acontecendo com dois depósitos de munição ucranianos perto de Kurakhovka e Mikhailovka.
Já na direção de Kupyansk, na região de Carcóvia e nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk foram eliminados até 40 efetivos das forças de Kiev, além de um veículo blindado de combate, um radar AN/TPQ-50 de fabricação dos EUA e um armazém de munições de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia.
Na direção de Krasny Liman, nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk e na floresta Serebryansk, onde opera o agrupamento de tropas Tsentr (Centro), por sua vez, foram eliminados mais de 70 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate, um veículo de combate da infantaria, um obuseiro D-20, um sistema de artilharia M777 de produção dos EUA e um armazém de munição das Forças Armadas da Ucrânia.
“Na direção de Zaporozhie, o fogo de artilharia e de unidades das tropas Vostok [Leste] atingiu subunidades das 108ª e 110ª brigadas da Defesa Territorial nas áreas de Levadnoe, Marfopol e Lugovskoe, na região de Zaporozhie. As perdas do inimigo nesta direção nas últimas 24 horas foram de mais de 20 militares ucranianos, um sistema de artilharia M777 fabricado nos EUA, dois obuseiros D-20 e também um obuseiro D-30”, acrescentou o Ministério da Defesa.
Ao mesmo tempo, a aviação da Força Aeroespacial da Rússia foi relatada como tendo destruído um avião MiG-29 sobre a região de Kherson, e a defesa antiaérea russa abateu sete drones nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e nas regiões de Carcóvia e Kherson.
Foi também possível eliminar um lançador múltiplo de foguetes Himars, um sistema de artilharia autopropulsado Akatsiya e duas peças Gvozdika, além de três armazéns de munição ucranianos, na direção de Kherson, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Os militares russos ainda destruíram um sistema de mísseis antiaéreos NASAMS norueguês e um lançador de mísseis táticos Tochka-U perto de Krasnoarmeisk, República Popular de Donetsk. Trata-se da primeira destruição de um exemplar do NASAMS, que Kiev anunciou ter entrado em serviço militar em 7 de novembro de 2022.
No total, resumiu o órgão de defesa russo, durante a realização da operação militar especial foram destruídos 382 aviões, 206 helicópteros, 3.008 veículos aéreos não tripulados, 403 sistemas de defesa antiaérea, 7.723 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.004 lançadores múltiplos de foguetes, 3.388 peças de artilharia de campanha e morteiros e 8.255 unidades de veículos militares especiais.

Trending

Sair da versão mobile