Tecnologia

Revisão do Xiaomi 12 Pro: telefone Android com carregamento ultrarrápido

Publicado

em

Ótima tela, desempenho superior, boa câmera e carregamento completo em 20 minutos – mas não é páreo para a Samsung

O Xiaomi 12 Pro é um smartphone Android com muitos recursos premium. No entanto, fica aquém do zoom da câmera e da duração da bateria. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

O novo telefone top da Xiaomi para o início de 2022 é o 12 Pro com especificações de ponta, design esbelto e câmeras triplas de 50 megapixels, mas a um preço decididamente premium.

“A Apple da China”, como a Xiaomi já foi chamada , é mais conhecida por telefones de alta especificação que reduzem a concorrência no preço . Mas o 12 Pro é diferente – um desafiante direto da Apple e da Samsung custando £ 1.049, o que é tanto, se não mais, que os rivais.

A parte traseira cinza fosco repele impressões digitais sujas e tem um brilho sutil que brilha sob luz solar direta. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

Certamente parece a parte. A tela OLED de 6,73 polegadas é super brilhante, vibrante e nítida com uma taxa de atualização de 120Hz para manter tudo suave. Os lados se curvam para uma armação de metal e um vidro fosco liso com uma protuberância de câmera saliente no canto superior esquerdo. O 12 Pro é um telefone grande, mas é ótimo, é um pouco mais leve que alguns rivais e comparativamente fácil de manusear.

Há um conjunto de quatro alto-falantes na parte superior e inferior do telefone, que são surpreendentemente bons para um smartphone e não são tão fáceis de bloquear com a mão ao segurar quanto alguns rivais.

Especificações

  • Tela: QHD+ OLED de 6,73 polegadas (522ppi) 120Hz
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • RAM: 12 GB de RAM
  • Armazenamento: 256 GB
  • Sistema operacional: Miui 13 baseado no Android 12
  • Câmera: Tripla câmera traseira de 50MP: grande angular, ultra grande angular, telefoto 2x; Câmera selfie de 32MP
  • Conectividade: 5G, USB-C, wifi 6E, NFC, Bluetooth 5.2 e localização
  • Resistência à água: nenhuma
  • Dimensões: 163,6 x 74,6 x 8,2 mm
  • Peso: 205g

Carregamento excepcionalmente rápido, mas curta duração da bateria

O telefone carrega totalmente em pouco mais de 20 minutos com seu adaptador de energia de 120 W e ‘modo de aumento’ especial, mas fica muito quente ao fazê-lo. Seu modo de carregamento rápido regular leva cerca de 30 minutos, o que ainda é rápido. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

O 12 Pro possui o mesmo chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 que o Oppo Find X5 Pro , OnePlus 10 Pro e a maioria dos telefones Android de última geração lançados em 2022 e tem desempenho semelhante, capaz de lidar com tarefas e jogos exigentes com desenvoltura.

A duração da bateria é um pouco curta em comparação com os rivais. O 12 Pro durou apenas 30 horas entre as cargas, enquanto a maioria dos telefones dura pelo menos 35 horas. Isso incluiu cerca de duas horas em 5G e uso ativo da tela por cerca de quatro horas para tarefas principalmente leves, como mensagens, navegação, música e algumas fotos.

Sustentabilidade

O scanner de impressão digital na tela é bom, mas não é o mais rápido disponível em um smartphone. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

A Xiaomi avalia a bateria por pelo menos 800 ciclos de carga completa, mantendo pelo menos 80% de sua capacidade original e pode ser substituída por cerca de £ 12 mais mão de obra.

O telefone geralmente é reparável , com consertos de tela custando cerca de £ 180 mais mão de obra. Seu antecessor obteve apenas quatro de 10 no ranking de reparabilidade do iFixit .

A Xiaomi não publica avaliações de impacto ambiental nem oferece esquemas de troca ou reciclagem no Reino Unido. O telefone não é feito de materiais reciclados.

Miui 13

O Miui 13 possui muitos recursos e pequenas adições, como a barra lateral do aplicativo que pode ser ativada, desativada ou personalizada ao seu gosto. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

O Miui 13 é a versão personalizada do Android 12 da Xiaomi. Ainda é um trabalho em andamento para os mercados ocidentais, cheio de pequenas diferenças e esquisitices em comparação com Samsung, Google e outras marcas comuns, e certamente não é a melhor versão do Android disponível.

É altamente personalizável, com opções para alterar a aparência e o funcionamento além do que a maioria dos rivais oferece, desde fazer com que pareça e funcione como um iPhone até a maneira mais tradicional do Android. Mas foi preciso pesquisar alguns menus e ajustar as configurações para que funcionasse ao meu gosto, após o que ficou bastante rápido e atraente.

A Xiaomi suportará o 12 Pro, com atualizações de software, incluindo três grandes atualizações de versão do Android e um total de quatro anos de atualizações de segurança desde o lançamento do telefone. Isso é um ano a mais do que o modelo do ano passado, mas atrás dos cinco anos da Samsung e dos mais de seis anos de suporte da Apple.

Câmera

O aplicativo da câmera Xiaomi é bastante simples de usar, com muitos modos automáticos, criativos ou manuais pré-carregados e mais disponíveis como downloads. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

O telefone possui três câmeras de 50 megapixels na parte traseira e uma câmera selfie de 32MP muito capaz, que produz fotos detalhadas, mas o padrão é algum grau de suavização artificial da pele, a menos que você a desligue manualmente.

A câmera principal é a melhor do grupo, produzindo imagens nítidas e bem detalhadas com excelente equilíbrio de cores e exposição, mesmo em cenas de alto contraste. O desempenho com pouca luz é forte e o vídeo também é excelente. Mas as câmeras ultra grande angular e telefoto 2x também são boas com cores e exposição consistentes à medida que você alterna entre as três câmeras. O zoom de 2x é fraco em comparação com os rivais, porém, que costumam ter zooms ópticos de 3, 5 ou até 10x. Estender além de 2x com zoom digital rapidamente fica cheio de artefatos.

No geral, a câmera do 12 Pro é geralmente muito boa, mas decepcionada pelo zoom óptico limitado.

Preço

O Xiaomi 12 Pro custa £ 1.049 .

Para comparação, o Google Pixel 6 Pro custa £ 849 , o OnePlus 10 Pro custa £ 799 , o Samsung Galaxy S21 + custa £ 949 , o Oppo Find X5 Pro custa £ 1.049 , o Galaxy S21 Ultra custa £ 1.149 e o iPhone 13 Pro Max custa £ 1.049 .

Veredito

O 12 Pro é a mais recente tentativa da Xiaomi de enfrentar o melhor da Samsung e da Apple no topo do mercado premium, que oferece em algumas áreas e fica aquém em outras.

Certamente parece a parte, é ótimo, tem um bom desempenho e tem o carregamento mais rápido disponível atualmente. A câmera também é muito boa, mas não possui zoom óptico estendido, limitado apenas a ampliação de 2x, onde outras oferecem 3x ou 4x pelo mesmo preço.

O software Miui da Xiaomi está melhorando, mas ainda parece voltado para os entusiastas. Os maiores problemas do 12 Pro são a duração da bateria relativamente fraca e o alto custo. O comprador está simplesmente ganhando menos com a Xiaomi do que com telefones semelhantes da OnePlus, Google, Samsung ou Apple.

Prós: boa tela, desempenho superior, carregamento super rápido, design agradável, boa câmera, bons alto-falantes, scanner de impressão digital decente na tela.

Contras: caro, duração da bateria relativamente curta, falta de zoom óptico estendido para a câmera, apenas quatro anos de suporte de software garantido, sem classificação oficial de resistência à água.

A protuberância da câmera se projeta um pouco da parte de trás, mas é um recurso bastante interessante em um design suave. Fotografia: Samuel Gibbs/The Guardian

Trending

Sair da versão mobile