Mundo
Reino Unido: 2 candidatos são eliminados e 6 avançam à 2ª rodada da eleição para primeiro-ministro
Até o momento, Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças britânico, lidera a corrida à cadeira de chefe do governo britânico renunciada por Boris Jhonson na semana passada.
Nesta quarta-feira (13) aconteceu a votação do primeiro turno para o sucessor do premiê britânico, Boris Jhonson, após ele renunciar ao cargo na última quinta-feira (7).
De acordo com a Reuters, o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak foi o mais votado.
Sunak liderou a votação com 88 votos, seguido pela ministra do Comércio, Penny Mordaunt, com 67, e da secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, com 50. Seguindo a contagem, o legislador Kemi Badenoch recebeu 40 votos, Tom Tugendhat recebeu 37 e Suella Braverman, 32.
O ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o ex-ministro Jeremy Hunt foram eliminados por não conseguirem total de votos para a segunda rodada.
Nesta foto, os principais candidatos ao cargo de premiê do Reino Unido: na linha superior da esquerda, a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss; o chanceler do Tesouro, Rishi Sunak; Penny Mordaunt, secretária de Comércio Internacional e na linha inferior da esquerda, o político conservador Tom Tugendhat, a procuradora-geral, Suella Braverman; o parlamentar conservador Saffron Walden e a parlamentar Kemi Badenoch
© AFP 2022 / Daniel Leal
Uma pesquisa do YouGov, citada pelo The Independent, mostrou que Mordaunt é a favorita entre os membros conservadores. Segundo a mídia, essa foi a segunda pesquisa em 24 horas que a ministra no primeiro lugar.
Também hoje (13), Boris Johnson disse que está “orgulhoso” de sua liderança, enquanto enfrenta pedidos para deixar Downing Street antes da data prevista de partida de 6 de setembro.
Durante o que se pensa ser as suas penúltimas Perguntas do Primeiro-Ministro de hoje (13), ele disse que deixará o posto de “cabeça erguida” depois de ter sido forçado a sair na semana passada.