Mundo
Reféns, repatriação e mortos: o que se sabe sobre os brasileiros em Israel?
Nesta quarta-feira, 11, o exército israelense confirmou que há brasileiros entre as pessoas que estão sendo mantidas reféns pelo Hamas em Gaza. Até o momento, a quantidade e suas identidades não foram confirmados pelo governo.
De acordo com o governo israelense, cerca de 150 pessoas foram feitas de reféns durante a invasão do Hamas. Entre as pessoas sequestradas, estão idosos, crianças, professoras.
O grupo terrorista levou reféns para a Faixa de Gaza durante o ataque relâmpago do sábado, dia 7. Na segunda-feira, o grupo chegou a afirmar que haveria uma execução de refém para cada bombardeio de Israel no território.
Avião da FAB de repatriação pousou em Brasília
O avião de repatriação de brasileiros em Israel pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira, 11. O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira, 10, durou cerca de 14 horas.
A aeronave da FAB, modelo KC-30, chegou com 211 passageiros. Do total, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em outros dois aviões da FAB.
Até o próximo domingo, 15, outros cinco voos devem sair do Brasil para repatriar os brasileiros. Segundo informações da Globo News, a prioridade serão para crianças, pessoas com deficiência ou enfermos.
Confira os próximos voos programados:
Quinta-feira: avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
Sexta-feira: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
Sábado: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
De acordo com o Itamaraty, com a confirmação da morte de Ranani Glazer e Bruna Valeanu na terça-feira, 10, sabe-se que ainda há uma brasileira considerada desaparecida, a carioca Karla Stelzer Mendes, de 41 anos. Entretanto, não há confirmação de que Karla possa estar entre os reféns de Hamas.
Procurado pela reportagem, o Itamaraty ainda não confirmou se já foi comunicado sobre os reféns.