Brasil

Qual será o tema da redação da Fuvest 2024? Veja principais apostas

Publicado

em

(Getty/Getty Images)

A segunda fase da Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil, começa neste domingo, 17. Mais de 30.000 candidatos foram convocados para realizar as provas em 22 cidades do estado de São Paulo e tentar entrar na Universidade de São Paulo.

Os estudantes vão passar por dois dias de provas dissertativas, na primeira fase os estudantes responderem apenas questões de múltipla escolha. No domingo, haverá questões de Português e uma redação; e na segunda-feira, dia 18 de dezembro, perguntas de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido pelo candidato.

O tema da redação será revelado somente no momento da prova, o que gera muita expectativa dos estudantes que se prepararam o ano inteiro para as provas. Segundo o manual de provas da FuvesT, a redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, escrita em Língua Portuguesa e letra legível.

Plataformas de estudos especializadas na preparação dos alunos divulgaram nas últimas semanas temas que os professores de redação e língua portuguesa acreditam que podem cair na redação da Fuvest. Eles consideraram o manual do candidato, os temas das últimas edições e os assuntos que estiveram em discussão no primeiro semestre deste ano. Temas como Inteligência Artificial, saúde e meio ambiente são os mais cotados entre as listas consultadas.

Possíveis temas de redação da Fuvest

O site Guia do Estudante listou cinco temas que podem ser tema da redação:
  • Fake news e pós-verdade
  • Redes Sociais
  • Crise da Democracia
  • Neonazismo
  • Positividade tóxica

O portal Quero Bolsa também indicou sete possíveis temas para redação:

  • Insegurança pública: pessoas usuárias de crack em situação de rua
  • Violência policial: a solução seriam as câmeras nas fardas de policiais?
  • Livros impressos e livros digitais: desigualdade educacional
  • Novo ensino médio
  • Mudanças climáticas e Crédito de Carbono
  • Arquitetura hostil e pessoas em situação de rua

Como é a redação da Fuvest?

A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, escrita em Língua Portuguesa e letra legível. A Fuvest espera que o candidato sustente um ponto de vista sobre o tema proposto. É necessário demonstrar a capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar e forma coerente e pertinente e articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado.

Como fazer uma boa redação na Fuvest

Segundo o manual do candidato, três principais aspectos serão avaliados sobre a redação do candidato.

Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo

O candidato precisa demonstrar habilidade de de compreender a proposta de redação para ser capaz de ler e de relacionar adequadamente as ideias e informações do textos que a integram. No que diz respeito ao desenvolvimento do tema, verifica-se, além da pertinência das informações e da efetiva progressão temática, a capacidade crítico-argumentativa do estudante.

Não é recomendado que o texto seja uma dissertação meramente expositiva, ao se limitar expor dados ou informações relativos ao tema, sem que se explicite um ponto de vista devidamente sustentado por uma argumentação consistente.

Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

Serão avaliados a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos. A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto.

A orientação é que o candidato evite contradições entre frases ou parágrafos, falta de encadeamento das ideias, circularidade ou quebra da progressão argumentativa, uso de argumentação baseada apenas no senso comum e falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto. Quanto à coesão, serão verificados, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas entre partes do texto e o uso adequado de conectivos.

Correção gramatical e adequação vocabular

Será avaliado o domínio da norma-padrão escrita da Língua Portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais, como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas. Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.

Histórico de temas que foram redação do Enem

  • 2022 – As diferentes faces do riso
  • 2021 – O mundo contemporâneo está fora de ordem?
  • 2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo
  • 2019 – A importância do passado para a compreensão do presente
  • 2018 – Devem existir limites para a arte?
  • 2017 – O homem saiu de sua menoridade?
  • 2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
  • 2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
  • 2014 – Envelhecimento da população
  • 2013 – Consumismo

Trending

Sair da versão mobile