Mundo

Putin: observamos tentativas do Ocidente de jogar culpa na Rússia por erros na política econômica

Publicado

em

Ultimamente a situação no mercado global de produtos alimentares tem piorado pelos erros do próprio Ocidente e pela introdução das sanções, disse na terça-feira (5) o presidente russo, Vladimir Putin.

© Sputnik / Mikhail Klementiev

 

A situação no setor de energia também está se deteriorando, inclusive devido à pressão contra a empresa russa Gazprom em vários países da Europa, acrescentou o mandatário russo.

“A situação aqui, no setor energético, está se deteriorando em resultado de medidas grosseiras, alheias ao mercado, inclusive devido à pressão administrativa sobre nossa empresa Gazprom em alguns países europeus. Estamos observando sua, dos nossos parceiros, tentativa adicional de jogar a culpa por seus próprios erros na área da economia e energia na Rússia e de resolver as questões e problemas que surgem nessa relação mais uma vez às nossas custas.”

Ele ressaltou ainda que “os erros na política econômica, energética e alimentar dos países desenvolvidos levaram a uma alta brusca dos preços dos produtos alimentares em todo o mundo já há dois anos. E nas últimas semanas a situação apenas tem se agravado”.
Putin notou que, em meio às reservas alimentares mínimas no mundo, o Ocidente está implementando novas sanções.
“Bloqueia-se o trabalho das empresas e a logística das entregas de fertilizantes a partir da Rússia e Belarus. Enquanto isso, a própria fabricação de fertilizantes no Ocidente cai por causa dos altos preços do gás natural, também resultantes realmente da sua atividade, dos nossos parceiros no Ocidente”, acrescentou.

Neste ano, ante o déficit global dos produtos alimentares, a Rússia terá que ter moderação em seus fornecimentos para o estrangeiro, “em particular, monitorar cuidadosamente os parâmetros de tal exportação para países que aplicam contra nós uma política ostensivamente hostil”, disse Putin.

O Ocidente quer resolver problemas na economia e setor energético às custas da Rússia e anuncia a possível nacionalização dos ativos russos, mas isso pode levar longe demais, avisou o chefe de Estado russo.

“Já ouvimos declarações de personalidades oficiais sobre a possível nacionalização de alguns dos nossos ativos. Assim, vamos chegar muito longe. Que ninguém se esqueça de que é uma faca de dois gumes.”

A autonomia no setor alimentar é “uma vantagem concorrencial real da Rússia”, constatou Vladimir Putin.

Trending

Sair da versão mobile