Mundo

Profecia do BRICS? Renomado ativista alemão lembra discurso anti-imperialista de Hugo Chávez na ONU

Publicado

em

Kim Dotcom republicou um vídeo do ex-líder venezuelano, que em 2006 falou a favor da “igualdade dos povos, pelo respeito à soberania das nações”.

© AFP 2023 / Leo Ramirez

O ativista alemão Kim Dotcom publicou na sexta-feira (16) um vídeo de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela (1999-2013), que falou de um fortalecimento futuro dos países em desenvolvimento.
O vídeo do discurso, pronunciado em 2006 pelo líder falecido, durante a 61ª Assembleia Geral da ONU, mostra Chávez prevendo que países soberanos e independentes dos interesses dos EUA se rebelariam contra o “imperialismo” norte-americano para mudar o modelo imposto ao mundo. Dotcom relaciona assim a opinião do líder latino-americano à nova ordem mundial que está sendo construída por meio do BRICS.
“Hugo Chávez estava certo […] BRICS+ surgiu”, expressou Dotcom em um tweet onde mostra um fragmento do polêmico discurso proferido em Nova York pelo político venezuelano.
O BRICS, na época BRIC, surgiu em 2006, no ano do discurso de Chávez na ONU, para promover os interesses dos países em desenvolvimento. Mais tarde, em 2010, a África do Sul se juntou ao Brasil, China, Índia e a Rússia, formando assim o atual grupo e nome. Neste momento estão decorrendo negociações de adesão de vários outros países à organização e a desdolarização, processos reforçados pelas abrangentes sanções antirrussas, por parte dos países ocidentais, e pelo confisco de ativos russos em particular.
No vídeo, Chávez falou sobre a rebelião demonstrada por países que não defendem os objetivos dos EUA, e que estavam se manifestando a favor de um mundo multipolar e justo para a humanidade, o que poria fim à dominação de Washington e à dependência do dólar americano.
“Tenho a impressão, senhor ditador imperialista, de que o senhor vai viver o resto de seus dias como um pesadelo, porque para onde quer que olhe, nós vamos surgir, aqueles que se levantam contra o imperialismo americano, aqueles que clamam pela liberdade plena do mundo, pela igualdade dos povos, pelo respeito à soberania das nações”, declarou Hugo Chávez, em referência a George W. Bush, então presidente dos EUA (2001-2009).
“Sim, eles nos chamam de extremistas, mas somos insurgentes contra o império, somos insurgentes contra o modelo de dominação”, acrescentou o alto responsável venezuelano naquela ocasião.
Dotcom respondeu em seguida a um comentário de outro usuário sobre a crise que a Venezuela enfrentou na última década, dizendo que a economia do país “foi destruída por aqueles que não gostavam do que os líderes da Venezuela tinham a dizer sobre o império dos EUA”.
“Eles nacionalizaram tudo para se livrarem das corporações americanas que estavam roubando os vastos recursos naturais da Venezuela. Assumir uma posição de princípio contra o império dos EUA teve um custo. Mas, em um mundo multipolar a Venezuela pode prosperar”, acrescentou o ativista alemão.

Trending

Sair da versão mobile