Conecte Conosco

Polícia

Pernambuco teve redução de 11,6% nos homicídios em maio

Em reunião do Juntos pela Segurança, nesta segunda-feira (3), a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, acompanharam os indicadores mais recentes da segurança em Pernambuco, que mostram queda nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI). A redução foi de 11,6% neste indicador no Estado, apontando o último mês de maio como o melhor de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 2004, com 266 MVIs. No Recife, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também observou redução de homicídios durante o mesmo mês, sendo o menor resultado dos últimos cinco anos, com 33 MVIs, número 34% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A chefe do Executivo estadual acompanhou a reunião do comitê estratégico de segurança pública, que ocorre semanalmente na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), através de videoconferência, por ocasião de agenda em Brasília. “Nós temos trabalhado muito para garantir a redução da criminalidade no nosso Estado, com prioridade absoluta na preservação das vidas. Todas as forças policiais têm colaborado de maneira direta para alcançar esses resultados. E reafirmamos o nosso compromisso para continuar investindo na segurança pública, na inteligência policial e em novos profissionais da área para devolver a Pernambuco a paz que sonhamos. Vamos nos manter em alerta com a Operação São João para que as pessoas possam brincar com tranquilidade”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como tem sido realizado o trabalho das forças operativas para chegar a esses resultados. “Intensificamos as operações de repressão qualificada, que são aquelas que buscam identificar quais são os grupos criminosos que estão agindo em uma determinada região e a sua cadeia de liderança, além de outras operações. Então são ações como essas, por parte da Polícia Civil, e o ajuste do policiamento preventivo pela Polícia Militar que vêm possibilitando semanas sucessivas de redução nos números de homicídios e que levaram o Estado a fazer do mês de maio de 2024 o melhor dos últimos 20 anos”, explicou o secretário.

No acumulado de janeiro a maio de 2024 também houve uma redução de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em relação ao mesmo período de 2023, em todo o Estado.

Publicidade
Clique aqui para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Jovem é assassinada em Sanharó

Por

Um crime bárbaro chocou moradores do bairro de João Soares, no município de Sanharó, na madrugada deste domingo (9). A jovem Roberta da Silva Cardoso foi encontrada morta. Segundo policiais, ela apresentava lesões provocadas por um objeto não identificado.

O crime ocorreu na rua José Francisco Leite. Moradores informaram ter ouvido uma discussão da jovem com um homem não identificado. Minutos depois, o corpo de Roberta foi encontrado caído na rua. A Polícia Civil já iniciou as investigações.

Continuar Lendo

Polícia

Perseguição stalking a ex-namorada leva homem à prisão

Por

Reconhecida como crime pelo Código Penal desde 2021, a perseguição stalking levou um homem à cadeia na noite desta terça-feira (4), em Garanhuns. Thiago Albuquerque, de 34 anos, foi preso por policiais militares na rua Sete de Setembro, no bairro do Magano, após perseguir uma ex-namorada, que o denunciou às autoridades competentes.

A vítima informou que Thiago chegou à sua casa com um comportamento agressivo, o que seria costumeiro. O rapaz também teria o hábito de ficar escondido na esquina da residência dela, controlando a que horas ela volta para casa. Thiago foi encaminhado para a delegacia de plantão, onde terminou autuado por perseguição stalking.

O crime foi inserido no Código Penal a partir da Lei 14.132, de 31 de março de 2021. O artigo 147-A do código descreve o crime de perseguição, também conhecido como stalking, e considera como conduta ilícita o ato de seguir ou acompanhar uma pessoa, de maneira reiterada ou constante, com ameaças à sua integridade física ou psicológica, causando constrangimentos e intimidações que resultem em restrição ou perturbação de sua liberdade ou privacidade. A pena prevista é de seis meses a dois anos de reclusão e multa. Há previsão de aumento de até a metade da pena, caso o crime seja praticado contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de sexo feminino; e por duas ou mais pessoas ou com uso de arma.

 

Continuar Lendo

Polícia

Homem que arrombou cozinha comunitária é preso em Garanhuns

Por

Um homem foi preso em Garanhuns após arrombar o prédio onde funciona a Cozinha Comunitária do município, na tarde desta terça-feira (4). Eduardo Brandão Gomes, de 22 anos, foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal e encontrado na avenida Duque de Caxias, no bairro de Heliópolis, próximo do local do crime.

No momento da prisão, ele carregada uma bolsa com três quilos de peixe. Eduardo foi autuado em flagrante na Delegacia de Plantão de Garanhuns.

Continuar Lendo

Trending

Avenida Agamenon Magalhães, 444
Empresarial Difusora – sala 710
Caruaru – PE

Redação: (81) 2103-4296
WhatsApp: (81) 99885-4524
jornalismo@agrestehoje.com.br

comercial@agrestehoje.com.br

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados