Comunidade

Pernambuco registra os primeiros casos de novo vírus causado pela muriçoca

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou na última quarta-feira (22) que foram identificados os primeiros casos da Febre Oropouche em Pernambuco. A doença, mais comum na região Norte do Brasil, aciona o alerta para a importância da vigilância epidemiológica nas ações de prevenção e conscientização da população.

O vírus oropouche isolado foi identificado em exames realizados por dois pacientes, sendo uma mulher de 45 anos e um homem de 35 anos, ambos moradores de Rio Formoso, na Mata Sul.

Causada pelo arbovírus Oropouche, a doença é transmitida pela muriçoca ou pernilongo. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, dor retro-orbitária, cefaleia intensa e mialgias. Mesmo assim, até hoje não foi registrada nenhuma morte causada pela doença.

“É importante adotar medidas como evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele, além de manter a casa e o entorno limpos, uma vez que a muriçoca tem preferência por águas mais sujas”, alerta Eduardo Bezerra, diretor de vigilância ambiental.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile