Conecte Conosco

Comunidade

Pernambuco registra os primeiros casos de novo vírus causado pela muriçoca

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou na última quarta-feira (22) que foram identificados os primeiros casos da Febre Oropouche em Pernambuco. A doença, mais comum na região Norte do Brasil, aciona o alerta para a importância da vigilância epidemiológica nas ações de prevenção e conscientização da população.

O vírus oropouche isolado foi identificado em exames realizados por dois pacientes, sendo uma mulher de 45 anos e um homem de 35 anos, ambos moradores de Rio Formoso, na Mata Sul.

Causada pelo arbovírus Oropouche, a doença é transmitida pela muriçoca ou pernilongo. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, dor retro-orbitária, cefaleia intensa e mialgias. Mesmo assim, até hoje não foi registrada nenhuma morte causada pela doença.

“É importante adotar medidas como evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele, além de manter a casa e o entorno limpos, uma vez que a muriçoca tem preferência por águas mais sujas”, alerta Eduardo Bezerra, diretor de vigilância ambiental.

Publicidade
Clique aqui para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Pacientes denunciam caos no Hospital Dom Moura, em Garanhuns

Por

Pacientes do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, têm denunciado a falta de estrutura na unidade de saúde. As principais queixas são quanto à superlotação, aos danos estruturais e à falta de médicos nas últimas semanas. Nesta semana, as queixas foram narradas para a equipe da TV Asa Branca, que entrevistaram pacientes vindos de outras cidades e ainda aguardavam atendimento no Dom Moura.

Entre os entrevistados, uma mulher, que não quis se identificar, estava com o pai internado no hospital. Ela disse que poderia perder o pai a qualquer momento, já que não há ambulância na unidade de saúde. “Eu posso perder meu pai a qualquer momento, por falta de socorro. Ele está lá internado há mais de 24 horas, é um paciente de risco, ainda não foi transferido por falta de ambulância”, declarou.

A emissora exibiu imagens do setor da pediatria onde muitos pais aguardavam com os filhos na recepção, com queixas de demora no atendimento. Muitos aguardavam em pé, devido a falta de cadeiras. As imagens também mostravam pacientes de outras cidades da região no corredor, aguardando por uma cirurgia.

Outros problemas estruturais no Dom Moura ocorrem na ala de enfermagem, onde a parede encontra-se com muito mofo e o ar-condicionado não funciona. Já na sala vermelha, que deveria ter uma melhor estrutura, há equipamentos enferrujados, mofo e ar-condicionado vazando.

Continuar Lendo

Comunidade

Esgoto estourado prejudica feirantes e moradores no São João da Escócia

Por

Um esgoto estourado vem causando revolta a moradores e comerciantes no bairro do São João da Escócia, em Caruaru. Relatos dão conta de que a situação já vai em mais de 30 dias e sem resposta por parte do poder público municipal. Trata-se de um incidente na ocorrido na rua José de Alencar, na frente de casas e estabelecimentos comerciais, próximo também da feira livre. A situação, dizem todos, é degradante.

“Há mais de 30 dias que está desse jeito. Todo mundo na minha casa está doente, eu, a mulher e as crianças. Ninguém aguenta o cheiro, ficamos com as portas e as janelas fechadas o dia todo, mas não tem jeito. Já liguei pra Compesa, pra prefeitura e ninguém vem ver isso”, criticou o morador José Carlos da Silva, residente há mais de 10 anos na citada rua. Procurada, a prefeitura ainda não se pronunciou.

Continuar Lendo

Comunidade

Pernambuco já contabiliza 10 mortes de bebês e crianças por síndrome respiratória este ano

Por

Em 2024, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) já contabilizou 10 mortes de bebês e crianças de até 9 anos em virtude da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A doença já soma 1.675 casos neste ano. Em abril, o estado decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátrica, agravada pelo aumento do número de casos da síndrome, causada por vírus, e pela falta de leitos.

A SES-PE alerta para o fato de Pernambuco estar passando pela chamada sazonalidade da circulação dos vírus respiratórios, período que vai de março a agosto. No ano passado, foram registrados 48 mortes causadas pela Srag, e 2.030 casos. “A SES-PE ressalta que a Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitação de leitos, o que permite que a lista de espera oscile mediante a necessidade”, destaca a secretaria, em nota enviada à imprensa.

Ao todo, o Estado abriu 168 leitos este ano, entre vagas para UTI, UTI neonatal e enfermarias. Em 2023, nesse mesmo período, foram abertos 135 leitos com o mesmo perfil. “Todos continuam dando suporte à saúde dos pernambucanos”, ressaltou a gestão estadual.

Continuar Lendo

Trending

Avenida Agamenon Magalhães, 444
Empresarial Difusora – sala 710
Caruaru – PE

Redação: (81) 2103-4296
WhatsApp: (81) 99885-4524
jornalismo@agrestehoje.com.br

comercial@agrestehoje.com.br

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados