Comunidade

Pernambuco já contabiliza 10 mortes de bebês e crianças por síndrome respiratória este ano

Publicado

em

Em 2024, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) já contabilizou 10 mortes de bebês e crianças de até 9 anos em virtude da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A doença já soma 1.675 casos neste ano. Em abril, o estado decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátrica, agravada pelo aumento do número de casos da síndrome, causada por vírus, e pela falta de leitos.

A SES-PE alerta para o fato de Pernambuco estar passando pela chamada sazonalidade da circulação dos vírus respiratórios, período que vai de março a agosto. No ano passado, foram registrados 48 mortes causadas pela Srag, e 2.030 casos. “A SES-PE ressalta que a Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitação de leitos, o que permite que a lista de espera oscile mediante a necessidade”, destaca a secretaria, em nota enviada à imprensa.

Ao todo, o Estado abriu 168 leitos este ano, entre vagas para UTI, UTI neonatal e enfermarias. Em 2023, nesse mesmo período, foram abertos 135 leitos com o mesmo perfil. “Todos continuam dando suporte à saúde dos pernambucanos”, ressaltou a gestão estadual.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile