Mundo

Partido Conservador britânico elege dois nomes para seguir na disputa para substituir Boris Johnson

Publicado

em

O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak disputará o posto com a chanceler britânica, Liz Truss.

© AP Photo / Alberto Pezzali

 

O Partido Conservador britânico escolheu os dois finalistas na disputa para substituir Boris Johnson no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak disputará o posto com a chanceler britânica, Liz Truss.
Na eleição interna do partido, Sunak superou Truss, levando 137 votos contra 113 obtidos pela chanceler. A ministra do Comércio, Penny Mordaunt, obteve 105 votos, e foi eliminada da disputa.
Segundo noticiou a Associated Press, a expectativa é que Sunak e Truss passem as próximas semanas em campanha para conquistar votos dos cerca de 180 mil membros do Partido Conservador. O nome do substituto de Boris Johnson será anunciado no dia 5 de setembro.
Sunak e Truss têm planos diferentes para estimular a economia britânica. Truss anunciou que, caso vença a disputa, pretende cortar impostos já em seu primeiro dia no cargo; enquanto Sunak tem uma visão mais moderada.
Boris Johnson renunciou ao cargo no dia 7 deste mês, em meio a escândalos sexuais envolvendo membros de seu governo, críticas a festas dadas durante o lockdown no auge da pandemia e acusação e má gestão da economia. Ele permanece o cargo interinamente até que seu substituto seja escolhido.

Trending

Sair da versão mobile