Comunidade
Pacientes denunciam caos no Hospital Dom Moura, em Garanhuns
Pacientes do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, têm denunciado a falta de estrutura na unidade de saúde. As principais queixas são quanto à superlotação, aos danos estruturais e à falta de médicos nas últimas semanas. Nesta semana, as queixas foram narradas para a equipe da TV Asa Branca, que entrevistaram pacientes vindos de outras cidades e ainda aguardavam atendimento no Dom Moura.
Entre os entrevistados, uma mulher, que não quis se identificar, estava com o pai internado no hospital. Ela disse que poderia perder o pai a qualquer momento, já que não há ambulância na unidade de saúde. “Eu posso perder meu pai a qualquer momento, por falta de socorro. Ele está lá internado há mais de 24 horas, é um paciente de risco, ainda não foi transferido por falta de ambulância”, declarou.
A emissora exibiu imagens do setor da pediatria onde muitos pais aguardavam com os filhos na recepção, com queixas de demora no atendimento. Muitos aguardavam em pé, devido a falta de cadeiras. As imagens também mostravam pacientes de outras cidades da região no corredor, aguardando por uma cirurgia.
Outros problemas estruturais no Dom Moura ocorrem na ala de enfermagem, onde a parede encontra-se com muito mofo e o ar-condicionado não funciona. Já na sala vermelha, que deveria ter uma melhor estrutura, há equipamentos enferrujados, mofo e ar-condicionado vazando.
Comunidade
Esgoto estourado prejudica feirantes e moradores no São João da Escócia
Um esgoto estourado vem causando revolta a moradores e comerciantes no bairro do São João da Escócia, em Caruaru. Relatos dão conta de que a situação já vai em mais de 30 dias e sem resposta por parte do poder público municipal. Trata-se de um incidente na ocorrido na rua José de Alencar, na frente de casas e estabelecimentos comerciais, próximo também da feira livre. A situação, dizem todos, é degradante.
“Há mais de 30 dias que está desse jeito. Todo mundo na minha casa está doente, eu, a mulher e as crianças. Ninguém aguenta o cheiro, ficamos com as portas e as janelas fechadas o dia todo, mas não tem jeito. Já liguei pra Compesa, pra prefeitura e ninguém vem ver isso”, criticou o morador José Carlos da Silva, residente há mais de 10 anos na citada rua. Procurada, a prefeitura ainda não se pronunciou.
Comunidade
Pernambuco já contabiliza 10 mortes de bebês e crianças por síndrome respiratória este ano
Em 2024, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) já contabilizou 10 mortes de bebês e crianças de até 9 anos em virtude da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A doença já soma 1.675 casos neste ano. Em abril, o estado decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátrica, agravada pelo aumento do número de casos da síndrome, causada por vírus, e pela falta de leitos.
A SES-PE alerta para o fato de Pernambuco estar passando pela chamada sazonalidade da circulação dos vírus respiratórios, período que vai de março a agosto. No ano passado, foram registrados 48 mortes causadas pela Srag, e 2.030 casos. “A SES-PE ressalta que a Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitação de leitos, o que permite que a lista de espera oscile mediante a necessidade”, destaca a secretaria, em nota enviada à imprensa.
Ao todo, o Estado abriu 168 leitos este ano, entre vagas para UTI, UTI neonatal e enfermarias. Em 2023, nesse mesmo período, foram abertos 135 leitos com o mesmo perfil. “Todos continuam dando suporte à saúde dos pernambucanos”, ressaltou a gestão estadual.
Comunidade
Moradores do São João da Escócia cobram calçamento de rua há mais de 20 anos
A indignação vem tomando conta de moradores do São João da Escócia, em Caruaru. Há pelo menos duas décadas eles cobram do poder público municipal o calçamento de ruas no bairro, mas nunca foram atendidos. E alegam que os logradouros constam como asfaltados para a prefeitura.
“A gente vem convivendo num lugar entregue às baratas e aos ratos. É uma calamidade pública. Todas as ruas do entorno foram calçadas, menos a nossa, isso já soa até como discriminação”, critica Romero, morador do local há 20 anos, o mesmo tempo em que vem cobrando pelo serviço ao poder público.
O endereço em questão é a rua Jeremias, com várias queixas sobre a falta de infraestrutura no local. Procurada, a Prefeitura de Caruaru não se manifestou.
-
Mundo8 meses atrás
México vai às urnas em eleição histórica e pode eleger 1ª presidente mulher
-
Geral8 meses atrás
Saiba como fica a composição do TSE com a saída de Moraes e a chegada de André Mendonça
-
Geral8 meses atrás
Após derrotas no Congresso, Lula faz reunião com líderes do governo nesta segunda (3)
-
Política8 meses atrás
Apoio de Bolsonaro e estrutura do PL podem levar Fernando Rodolfo ao segundo turno em Caruaru, mostra pesquisa
-
Saúde7 meses atrás
Cientistas descobrem gene que pode estar associado à longevidade
-
Polícia8 meses atrás
Homem é executado em plena luz do dia em Bom Conselho
-
Comunidade8 meses atrás
Moradores do São João da Escócia cobram calçamento de rua há mais de 20 anos
-
Comunidade8 meses atrás
Esgoto estourado prejudica feirantes e moradores no São João da Escócia