Tecnologia
Os EUA investigam alegação de que motoristas da Tesla podem jogar videogame enquanto dirigem
O recurso ‘Passenger play’ está disponível desde dezembro de 2020 – antes disso, os jogos só podiam ser jogados no modo ‘park’
Os Estados Unidos abriram uma investigação formal sobre um relatório de que os veículos da Tesla permitem que as pessoas joguem videogame em uma tela de toque central enquanto dirigem.
A investigação da National Highway Traffic Safety Administration cobre cerca de 580.000 carros elétricos e SUVs dos anos modelo 2017 a 2022.
A ação segue uma reclamação à agência de que o Teslas equipado com “funcionalidade de jogabilidade” permite que os jogos sejam jogados pelo motorista em movimento.
Em um documento postado online na quarta-feira, a agência afirma que o recurso, chamado “Passenger Play”, pode distrair o motorista e aumentar o risco de acidente.
O escritório de investigação de defeitos da agência disse no documento que a capacidade do jogo está disponível desde dezembro de 2020. Antes dessa data, os jogos só podiam ser jogados enquanto o sistema automático do Teslas estivesse no modo “estacionado”.
A investigação, que cobre todos os quatro modelos de Tesla, o S, X, Y e 3, foi aberta “para avaliar o potencial de distração do motorista do Tesla ‘Passenger Play’ enquanto o veículo está sendo dirigido”.
Os investigadores “avaliarão os aspectos do recurso, incluindo a frequência e os cenários de uso do Tesla ‘Passenger Play’.”
Os documentos da NHTSA não listam nenhuma colisão ou ferimento causado pelo problema.
NHTSA disse na quarta-feira que a decisão de abrir a investigação foi baseada em relatórios de que “a funcionalidade de jogo do Tesla é visível do assento do motorista e pode ser habilitada enquanto dirige o veículo”.
A Governors Highway Safety Association disse na quarta-feira que estava satisfeita com a investigação de segurança do Tesla da NHTSA “e deseja lembrar todos os motoristas para estarem alertas e focados na estrada quando você estiver atrás do volante”.
Tesla não comentou.
Uma investigação pode levar a um recall.
O proprietário do veículo Tesla, Vince Patton, que mora perto de Portland, Oregon, entrou com a queixa na agência no mês passado. Em agosto, ele estava assistindo a um vídeo no YouTube de um proprietário de Tesla que descobriu que agora pode jogar um videogame em sua tela sensível ao toque enquanto o veículo está em movimento.
Curioso para ver por si mesmo, Patton dirigiu seu próprio Tesla Model 3 2021 até um estacionamento vazio de uma faculdade comunitária, ativou um jogo chamado “Sky Force Reloaded” de um menu e fez alguns loops.
“Fiquei pasmo ao ver que, sim, com certeza, esse sofisticado videogame apareceu”, disse Patton, um jornalista de rádio aposentado de 59 anos.
Ele também experimentou o Paciência e foi capaz de ativar o jogo enquanto dirigia. Mais tarde, ele descobriu que podia navegar na Internet enquanto seu carro estava em movimento.
“Alguém vai ser morto”, disse ele. “É absolutamente insano.”
No início de dezembro, a Mercedes-Benz emitiu um recall por um problema semelhante causado por um erro de configuração do computador, levantando questões sobre se a Tesla estava sendo autorizada a fazer algo que outras montadoras não têm. A maioria das montadoras desativa telas de toque dianteiras enquanto os veículos estão em movimento.
Enquanto isso, o NHTSA em agosto começou a investigar 765.000 veículos Tesla sobre seu sistema de assistência ao motorista Autopilot após uma série de acidentes envolvendo o sistema e veículos de emergência estacionados.