Brasil

Nenhum estado divulga dados completos sobre incentivos fiscais e uso de emendas parlamentares, diz Transparência Internacional

Publicado

em

ES, MG e PR lideram ranking da transparência. SE, PA e AC têm as piores notas e são os únicos considerados “ruins” no estudo. Veja o ranking completo.

Obra de construção do anel viário no Acre. Estado é o que tirou pior nota em transparência no ranking — Foto: Arquivo/Deracre

Nenhum dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal divulga dados completos sobre incentivos fiscais e uso de emendas parlamentares estaduais, aponta ranking da organização não governamental Transparência Internacional divulgado nesta terça-feira (5). A área, segundo a ONG, é a de maior risco para corrupção, privilégios e prejuízos aos cofres públicos.

Coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional Brasil, Maria Dominguez lembra que uma série de denúncias ocorreram nos últimos meses ligadas ao mal uso de emendas parlamentares do Orçamento Secreto.

Assim como o em âmbito federal, esse tema tem pouca transparência nos estados. Segundo Dominguez, 10 estados divulgam dados parciais sobre emendas estaduais e os demais não divulgaram as informações mapeadas pela ONG, que incluem nome do deputado, valor da emenda, justificativa da destinação e localidade beneficiada.

Trending

Sair da versão mobile