Mundo
Na Europa já não há políticos como Helmut Kohl e Jacques Chirac, diz ex-presidente russo
Os atuais políticos ocidentais não são capazes de assumir responsabilidades, vão se esconder e esquivar, mas não vão tomar decisões, escreveu Dmitry Medvedev no seu canal no Telegram.
“Eu tenho mantido contatos com dirigentes estrangeiros há muito tempo e vejo a que ponto o nível dos políticos ocidentais caiu. Isso tem acontecido praticamente à minha frente, ao longo dos últimos 20 anos. É evidente que na Europa já não há políticos do nível de Helmut Kohl, Jacques Chirac ou Margaret Thatcher. Claro que não se trata daqueles políticos que às vezes eram chamados de ‘pró-russos’, embora os políticos fortes nunca tenham sido russófobos. A questão é outra”, afirmou Medvedev.
“Sim, pode cometer erros ou até perder. Mas vai ser uma perda digna. Cada dirigente é único, mas o político é alguém capaz de tomar uma decisão impopular e estar pronto a enfrentar as consequências. E é alguém que entende que as relações internacionais não são um escritório de um diretor provincial de uma escola europeia, onde os alunos recebem castigos e sanções”, salientou.