Brasil

Mulher que tomou chá emagrecedor morre após rejeição de fígado transplantado

Publicado

em

No caso de Mara, no entanto, os médicos não tinham conhecimento de medicações que poderiam ter levado ao problema, até que a família levou ao consultório um frasco de chá emagrecedor com 50 ervas, de acordo com Liliana.

“Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde.”

De acordo com a médica, além do chá verde, carqueja e mata verde também são ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado.

“Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva… Não faça uso, desaconselhe as pessoas que você conhece. Isso tudo é charlatanismo e são descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado sim e podem levar à necessidade de um transplante de fígado.”

Trending

Sair da versão mobile