Brasil
Motoristas de ônibus fazem paralisação e fecham Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de SP, por duas horas
Segundo a SPTrans, linhas foram desviadas por conta do ato. Manifestação ocorreu por conta de disputas internas no sindicato. Terminal foi liberado às 8h20.
Uma manifestação de motoristas de ônibus bloqueou a saída dos terminais Parque D. Pedro II e Mercado, no Centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (13).
O Terminal é um dos mais movimentados da capital paulista e responsável por fazer a ligação entre as zonas Oeste, Leste e Sul.
Segundo a SPTrans, os acessos dos terminais foram liberados às 8h20 e a operação é normalizada gradativamente.
Disputas no sindicato
Ainda de acordo com a SPTrans, o protesto começou às 6h45. A Prefeitura chegou a alegar que o ato ocorreu sem aviso prévio.
Entretanto, desde o final da tarde de segunda (12) os motoristas ameaçavam paralisar os serviços por conta de disputas internas para eleger o novo presidente do sindicato.
No mês passado, diretores do sindicato dos motoristas de SP foram alvo de uma operação da polícia por suspeita de lavagem de dinheiro. O grupo é suspeito de movimentar R$ 20 milhões por ano de recursos indevidos recebidos como propina.
Valdevan Noventa, deputado federal cassado e presidente licenciado da categoria., foi um dos alvos.
O sindicato é um dos maiores do país, tem cerca de 40 mil associados.
De acordo com polícia, os trabalhadores eram ameaçados de demissão caso não se sindicalizassem e, depois, obrigados a contratar serviços de empresas indicadas pelo próprio sindicato. Duas delas pertencem a Valdevan Noventa.
Terminal Parque Dom Pedro II foi bloqueado — Foto: Reprodução/TV Globo