Brasil
Moraes determina reavaliação da saúde de Roberto Jefferson
Decisão ocorre após pedido da PGR
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou uma reavaliação do estado de saúde do ex-deputado federal Roberto Jefferson, que se encontra preso desde outubro. A decisão do magistrado atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) feito nesta terça-feira (11).
Dessa forma, serão realizados exames para analisar o estado de saúde física e mental do ex-parlamentar para que a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) emita seu parecer informando se o deputado deverá prosseguir com o tratamento médico ou retornar à prisão.
O ex-presidente do PTB está no Hospital Samaritano (RJ) desde junho. A unidade de saúde afirma que ele apresentou evolução clínica e já pode retornar ao presídio. Os advogados dele, por outro lado, dizem que seu cliente não se encontra em condições de saúde para voltar ao ambiente prisional, e que já perdeu 16 quilos.
De acordo com documento obtido pela revista Veja, o político de 70 anos de idade é acometido por um quadro de apatia, insônia, distúrbio depressivo, inapetência e repentina perda de peso. Antes de sua transferência para o hospital, Jefferson teria batido com a cabeça e sofrido um traumatismo craniano. A partir disso, passou a apresentar confusão mental, desmaios, ouvir vozes e falar coisas sem sentido.
Seus defensores tentam, de todas as formas, converter a prisão preventiva em domiciliar, argumentando que sua saúde carece de muitos cuidados.