Mundo
Míssil Sarmat pode atingir qualquer ponto na Terra, assegura diretor da empresa produtora
O míssil russo tem características que lhe permitem chegar a qualquer ponto da Terra, de acordo com o diretor-geral do Centro de Mísseis Estatal russo, que falou em entrevista.
O míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) Sarmat tem dezenas de tipos de cargas úteis, o que lhe permite atingir praticamente qualquer lugar da Terra, disse o acadêmico Vladimir Degtyar, diretor-geral e projetista-chefe do Centro de Mísseis Estatal russo, à Sputnik.
“O equipamento do Sarmat inclui várias dezenas de tipos de cargas úteis, o que lhe permite realizar suas missões em praticamente qualquer lugar do globo”, descreveu Degtyar em uma entrevista.
O Sarmat é o míssil mais poderoso do mundo, com o maior alcance, sendo um ativo de combate importante das forças nucleares estratégicas da Rússia.
O novo míssil tem uma gama mais ampla de equipamentos de combate tanto em termos do número de ogivas quanto em tipos, podendo inclusive transportar unidades hipersônicas planando. O Ministério da Defesa declarou que ele é capaz de atingir alvos a longa distância utilizando várias trajetórias de voo, e que supera qualquer sistema de defesa antimíssil existente ou futuro.
O primeiro teste do Sarmat ocorreu no cosmódromo de Plesetsk em 20 de abril de 2022. O Ministério da Defesa apontou então que todos os objetivos de lançamento foram atingidos depois que elas percorreram uma distância de mais de 6.700 quilômetros até Kura, Kamchatka, Extremo Oriente da Rússia.
Após a conclusão dos testes, o Sarmat entrará em serviço com as Forças de Mísseis Estratégicos, e substituirá os mísseis Voevoda.
O contrato estatal para a fabricação e entrega dos Sarmat foi assinado no fórum EXÉRCITO 2022, realizado em agosto.