Mundo
Ministros da Alemanha, França e Polônia prometem rever política da UE em relação à Rússia
Os ministros dos Assuntos Europeus dos países citados disseram que além de precisar rever a política europeia para Moscou é preciso garantir treinamento para as tropas ucranianas.
Os ministros de Assuntos Europeus da Alemanha, França e Polônia afirmaram a necessidade de redefinir os princípios-chave da política da UE em relação à Rússia, de acordo com um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.
“Como a guerra [operação militar especial] da Rússia contra a Ucrânia marca um ponto de virada fundamental nas relações UE-Rússia, precisamos redefinir os principais princípios orientadores da política da União Europeia em relação à Rússia”, diz o comunicado.
Eles também observaram que defenderam “uma abordagem estratégica envolvendo parceiros internacionais para abordar a reconstrução da Ucrânia de maneira concertada e sustentável”.
Ao mesmo tempo, as autoridades europeias disseram que é preciso estabelecer uma missão de treinamento para as forças ucranianas e ajudar na manutenção de equipamentos militares.
“Reconhecemos que ajudar a sustentar as forças ucranianas a longo prazo implica ir além do fornecimento de equipamento, nomeadamente através da criação de uma missão europeia dedicada de treino e assistência na UE para as forças ucranianas, que também asseguraria a manutenção e reparação de equipamento militar”, relatou o comunicado conjunto.
Na terça-feira (13), a Força Aeroespacial russa informou que eliminou mais de 800 militares ucranianos e mercenários em Carcóvia, conforme noticiado.