Brasil
Ministro da Saúde anuncia chegada de mais 2 milhões de doses de vacina ao Brasil
Os imunizantes da farmacêutica AstraZeneca foram doados pelo governo dos Estados Unidos
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na manhã deste domingo (21/11), em suas redes sociais, a chegada de mais 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Brasil. A remessa faz parte das doações de imunizantes feitas pelo governo dos Estados Unidos. Na publicação, Queiroga agradeceu ao governo norte-americano.”Agradeço pela parceria. Juntos, vamos vencer esta pandemia!”.
Bom dia!
Chegaram agora pela manhã mais de 2 milhões de doses de vacina Covid-19 doadas pelos Estados Unidos. Agradeço pela parceria. 🇧🇷 🇺🇸 Juntos, vamos vencer esta pandemia!— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) November 21, 2021
Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos confirmou a doação do imunizante. Ao todo, um lote com 2.187.300 doses da vacina AstraZeneca foram fornecidos pelo governo do presidente Joe Biden. A doação, realizada por meio de um acordo bilateral entre os EUA e o Brasil no combate ao coronavírus, chegou ao Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São Paulo.
Doses recebidas na quinta-feira (18/11)
As doses de vacina que chegaram ao Brasil esta semana devem fortalecer ainda mais a Campanha de Vacinação contra a covid-19. Na última quinta-feira (18/11), o ministério da Saúde havia anunciado que a farmacêutica Pfizer entregou mais 4,1 milhões de doses e a Janssen mais 1 milhão. A respeito da vacina da Pfizer, o Executivo ainda afirmou que “o imunizante tem sido o agente imunológico recomendado pelo Ministério da Saúde como preferencial na etapa da Campanha que reforça a imunidade da população vacinada com as duas doses”.
Ainda segundo o ministério, até esta sexta-feira (19/11), mais de 360 milhões de vacinas contra a covid-19 foram distribuídas no país desde o início da campanha. Mais de 157,6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose e 129,8 milhões completaram o esquema vacinal.