Brasília
Merenda completa no retorno das aulas 100% presenciais
Abastecimento de frango, peixe, frutas e verduras será concluído até o fim da semana
A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF, Fernanda Melo, fez uma inspeção, na manhã desta segunda-feira (8), em quatro escolas da Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto. Durante as visitas, ela detalhou o cronograma de entrega de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Segundo disse, proteínas como frango e peixe, e mais frutas e verduras, terão o abastecimento completo até a próxima sexta-feira (12).
A inspeção aconteceu na Escola Classe 303, de Samambaia, na Escola Classe 39 e no Centro de Ensino Fundamental 33, as duas de Ceilândia, e no Centro de Ensino Fundamental Caseb.
Temperos como sal, cebola e cebolinha estão disponíveis para as escolas. Caso alguma unidade ainda não tenha recebido, pode fazer a solicitação para a Coordenação Regional de Ensino da sua região.
“Nenhuma escola ficou completamente desabastecida ou sem nenhum gênero alimentício após a volta das aulas 100% presenciais. Elas puderam usar na merenda os alimentos não perecíveis e os demais perecíveis que já tinham no local até que nova remessa chegasse”, explica Fernanda.
“Os cardápios da rede pública são feitos seguindo todos os critérios da legislação do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], observando a quantidade de calorias, o tempo que estudante está na escola, o valor nutricional e a necessidade de ingestão de proteínas da semana”, destaca a nutricionista Juliene Santos, gerente de planejamento e responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar.
Os alunos do 7º ano do ensino fundamental do Caseb Luís Henrique e Samuel Maia estudam em tempo integral na unidade e fazem três refeições no local. Eles contam que adoram as merendas.
“Eu acho as refeições aqui variadas e gostosas. O tempero também é bom demais”, afirma Samuel. “A merenda realmente é muito boa. Só tenho que elogiar”, completa Luís.
*Com informações da Secretaria de Educação