Geral

Mãe de jovem que esfaqueou jornalista Gabriel Luiz, em Brasília, diz que 565 euros encontrados com filho pertencem a ela

Publicado

em

O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Douglas Fernandes, responsável pela investigação sobre o esfaqueamento do jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo, em Brasília, disse, nesta terça-feira (19), que a investigação deve ser concluída até o início da semana que vem. Os dois envolvidos na tentativa de latrocínio já foram ouvidos, assim como testemunhas do crime.

José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos, confessou ter dado as facadas em Gabriel. Ele foi transferido para a Penitenciária da Papuda, nesta terça.

Segundo depoimento da mãe dele, os 565 euros encontrados com o jovem pertenciam a ela e foram “pegos sem autorização”. A mulher apresentou a nota de compra da moeda estrangeira, que, segundo ela, seria usada em uma viagem adiada por conta da pandemia de Covid-19 (saiba mais abaixo).

O adolescente de 17 anos, também apreendido, está sob custódia da Vara da Infância e da Juventude. A internação provisória dele foi decretada, por 45 dias, mas a medida socioeducativa para crimes análogos à tentativa de latrocínio é de 3 anos.

O que diz o depoimento de José Felipe Leite Tunholi

 

José Felipe Leite Tunholi, suspeito de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz — Foto: TV Globo/Reprodução

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos, confessou ter esfaqueado o jornalista Gabriel Luiz. De acordo com o depoimento dele, por volta das 20h de quinta-feira (14), ele se encontrou com amigos na região do Sudoeste, onde alguns consumiram álcool e drogas.Nesse encontro, o jovem disse que sugeriu ao adolescente, de 17 anos, que cometessem um assalto.

Ainda conforme o inquérito policial, por volta das 23h, José Felipe e o menor de idade foram até a casa de um amigo, também no Sudoeste, e pegaram uma faca de cozinha. No entanto, eles mas não teriam dito ao dono da casa para que ela seria usada – esse amigo também foi ouvido pela polícia.

Conforme o depoimento de José Felipe, a dupla viu Gabriel Luiz perto de um supermercado, e passou a segui-lo para cometer o assalto. O jovem disse que pegou o jornalista pela gola da camiseta, mas que Gabriel “esboçou reação” e que, por isso, foi esfaqueado.

Quando a vítima caiu no chão, depois dos golpes, “a dupla pegou o aparelho celular e a carteira do mesmo”, diz a investigação. Em seguida, os dois jovens fugiram e, no caminho, abandonaram o celular e a carteira, após pegar o dinheiro que havia nela.

Na manhã seguinte, sexta-feira (15), sabendo da repercussão do caso, José Felipe disse que pegou “um dinheiro que tinha em casa, em torno de 565 euros, e que pretendia se esconder na cidade de Paracatu, em Minas Gerais”. Mas, ele foi preso antes de sair do Distrito Federal.

O celular de José Felipe está no Instituto de Criminalística. A Polícia Civil disse que pretende descobrir, por meio das mensagens trocadas, se há outras pessoas envolvidas no crime contra Gabriel Luiz.

Trending

Sair da versão mobile