Mundo
Japão detecta grupo de navios chineses perto da ilha de Okinawa em meio a tensões no Pacífico
Ministério da Defesa do Japão informou que neste sábado (21) que um grupo de navios chineses, incluindo um porta-aviões, navegou do oceano Pacífico para o mar da China Oriental através das águas entre duas ilhas da prefeitura de Okinawa.
Representantes do ministério japonês supõem que os navios estiveram conduzindo treinamento no Pacífico. Detalha-se que o porta-aviões Liaoning, acompanhado por outros seis navios, passou entre a ilha principal de Okinawa e a ilha de Miyakojima, no sudoeste do Japão.
Autoridades japonesas acreditam que o treinamento era parte dos esforços da Marinha da China com o objetivo de aumentar sua capacidade de executar operações em águas distantes.
O ministério continua a monitorar e a efetuar uma análise detalhada das ações do porta-aviões.
The JMSDF monitored the passage of 7 PLAN ships 🇨🇳 in the East China Sea today between Miyakojima & Okinawa. Ships included:
Type 054A Xiangtan
Type 055 Nanchang
Aircraft carrier Liaoning
Type 052D Xining
Type 052D Ürümqi
Type 052D Chengdu
Type 901 fast combat support ship pic.twitter.com/U9Avg2S0sh— Intel Air & Sea (@air_intel) May 22, 2022
A Força Marítima de Autodefesa do Japão monitorou hoje a passagem de sete navios da Marinha do Exército de Libertação Popular no mar da China Oriental entre Miyakojima e Okinawa.
O portal japonês NHK escreve que esta é a quarta vez que o Liaoning foi detectado navegando pelo trajeto de ida e volta nas águas entre as ilhas.
De acordo com o ministério, desde 3 de maio foram vistos caças e helicópteros pousando e decolando no porta-aviões chinês por mais de 300 vezes.
Na semana passada foi informado que Pequim estava realizando exercícios militares no disputado mar do Sul da China, coincidindo com a visita do presidente dos EUA, Joe Biden, à Coreia do Sul e ao Japão.