Mundo
Inundação de Ballina: moradores da cidade costeira de NSW enfrentam noite tensa, pois o pico de inundação deve coincidir com a maré alta
Hospital evacuado porque as águas da inundação da bacia do rio Richmond devem chegar a Ballina na noite de terça-feira
Moradores da cidade de Ballina, na costa norte, estão se preparando para uma noite tensa enquanto as águas das enchentes de duas bacias saturadas convergem para a cidade, após uma semana de fortes chuvas que causaram inundações devastadoras e custaram nove vidas no sudeste de Queensland e no norte de NSW.
O Serviço de Emergência do Estado emitiu uma ordem de evacuação para o centro da cidade na tarde de terça-feira, orientando as pessoas a saírem até as 19h.
O Hospital Ballina estava sendo evacuado devido ao aumento das águas da inundação. A NSW Ambulance e a SES transferiram temporariamente 55 pacientes para o Xavier Catholic College, onde uma instalação de emergência improvisada foi montada.
Espera-se que as águas da inundação do rio Richmond atinjam o pico em Ballina na noite de terça-feira, coincidindo com a maré alta.
A cidade está em alerta máximo desde domingo, de olho nas inundações da bacia saturada do rio Wilsons, que atingiu 14,4 metros em Lismore na segunda-feira, e na bacia do rio Richmond, que causou grandes inundações em Coraki, Bungawalbyn e Woodburn na terça-feira.
Algumas casas em West Ballina foram inundadas na terça-feira, mas as águas recuaram rapidamente. Espera-se que eles voltem a crescer para coincidir com uma maré alta de 1,3 metro na noite de terça-feira e uma maré real de 1,8 metro na manhã de quarta-feira.
As autoridades estão prevendo uma inundação de um em 500 anos.
A montante em Lismore, as águas da inundação danificaram centenas de casas e empresas e não devem ser totalmente drenadas por vários dias, porque a água terá que ser bombeada para fora das áreas cercadas pelo dique de inundação.
Não se sabe quantas pessoas permanecem presas, e a polícia confirmou que o corpo de uma mulher idosa foi descoberto por um vizinho preocupado em uma casa em Lismore na manhã de terça-feira.
A SES realizou pelo menos 230 resgates na área dos rios do norte na terça-feira. O acesso à energia e ao telefone foi cortado, com as enchentes prejudicando os esforços de reparo.
A água batia nas portas das lojas em Ballina na manhã de terça-feira, quando a polícia de NSW pediu aos moradores que ficassem fora do distrito comercial central.
A SES emitiu uma ordem de evacuação para South Ballina e áreas baixas de Ballina nas primeiras horas da terça-feira. Às 7 da manhã, disse que era tarde demais para afastar as pessoas da cidade e, em vez disso, a SES aconselhou as pessoas em áreas baixas a se mudarem para terrenos mais altos.
Em North Ballina, o canal rompeu suas margens, ameaçando casas e empresas e isolando moradores.
I am spending the morning evacuating in Ballina. Here’s Tamar St at king tide with the council chambers on the right pic.twitter.com/2eiciBKqX4
— Tessa Flemming (@tessa_flemming) February 28, 2022
“O aumento da água da enchente está começando a tornar insegura a evacuação da área”, disse a SES na manhã de terça-feira.
“O Burns Point Ferry está fechado e a Wardell Bridge está inundada. Você deve mover-se imediatamente para o local seguro mais alto agora, como um terreno mais alto ou dentro de um edifício robusto de vários andares para níveis superiores o mais alto possível acima dos níveis da água. Não saia de sua localização a menos que seja seguro fazê-lo.”
As pessoas foram avisadas para levar seus animais de estimação, roupas quentes, qualquer medicamento de que precisem e documentos do seguro e se mudar para o local mais alto de sua área, se for seguro, e continuar se movendo à medida que a água sobe.
A agência de serviços de emergência alertou que os moradores podem ficar presos sem energia, água ou outros serviços essenciais e “pode ser muito perigoso para a NSW SES resgatá-lo”.
O ministro dos serviços de emergência de NSW, Steph Cooke, disse: “Devemos nos preparar para a possibilidade de que vidas tenham sido perdidas. Embora eu adoraria pensar, e realmente espero, que não veremos nenhuma morte neste evento, acho que não é realista que um desastre dessa magnitude signifique que não há vidas perdidas”.
Ela pediu aos moradores de Sydney e da costa sul de NSW que se preparem para uma possível ordem de evacuação à medida que a baixa desce.
Dezessete áreas do governo local, incluindo Ballina, foram declaradas zonas de desastre natural, enquanto 26 alertas de evacuação foram emitidos, afetando 40.000 moradores.
Na segunda-feira, Ballina foi usada como base para os esforços de resgate de Lismore, 40 km a montante, onde o rio Wilsons atingiu um pico de 14,4 metros – o pior já registrado para a cidade dos rios do norte.
A água quebrou sobre o dique de inundação de Lismore na manhã de segunda-feira. Foi superior aos níveis registrados em 1974 e 1954 , e não deve cair abaixo dos níveis de inundação principais – 9,7 metros – até o meio-dia de terça-feira.
Resgates continuam em Lismore
Mais de 4.000 pessoas foram resgatadas por serviços de emergência ou vizinhos na área na segunda-feira e durante a noite, de acordo com o prefeito de Lismore, Steve Krieg, mas muitas pessoas permaneceram isoladas na manhã de terça-feira.
Krieg disse ao Channel Seven na manhã de terça-feira que nove pessoas ainda estavam desaparecidas e 400 pessoas estavam esperando para serem resgatadas.
“A polícia lançou seus barcos para sair e começar isso, também temos três helicópteros do exército na área ajudando nos resgates com guincho, então nossa prioridade número um hoje é garantir que todos os cidadãos sejam contabilizados, seguros e bem”, ele disse. disse.
“Sei que houve 4.000 resgates realizados ontem por serviços de emergência e civis, o que é um esforço incrível da comunidade – vamos deixar os resgates para os profissionais hoje.”Até 50 pessoas e gado foram resgatados depois de ficarem presos em uma ponte em Woodburn durante a noite, com milhares de casas a serem afetadas. O rio Richmond estava a 6,3 metros e subindo quando foram evacuados.
Dozens of people have spent the night stranded on the Woodburn bridge with their cars and horses. The Richmond River may peak near 6.9m this afternoon, above the 1954 peak of 5.42m pic.twitter.com/tgMcoe3XMN
— Gavin Coote (@GavinCoote) February 28, 2022
Havia 70 membros da força de defesa australiana ajudando nos esforços de resposta de emergência em Lismore, com mais 100 sendo implantados na terça-feira.
Em Ballina, a SES disse que até 7.000 casas podem ser inundadas. A prefeita do condado de Ballina, Sharon Cadwallader, disse à ABC que a cidade esperava uma inundação de um em 500 anos.
“A água se moverá lentamente, mas todas as previsões, todos os modelos de inundação que a equipe fez, estamos enfrentando uma inundação de um em 500 anos e essa é uma situação séria para Ballina”, disse ela.
O primeiro-ministro de NSW, Dominic Perrottet, disse que, embora a crise agora esteja focada no norte, as fortes chuvas estão “muito rapidamente” se movendo para o sul, para a região metropolitana de Sydney.
Ele disse que houve 6.000 pedidos de assistência em todo o estado.
“Para todas as pessoas, principalmente na costa leste do nosso estado, essas questões podem surgir em seu caminho”, disse ele. “Então, se essas ordens de evacuação forem feitas, se esses avisos de evacuação forem feitos, precisamos nos preparar, precisamos trabalhar juntos para superar isso como estado.”
Dean Narramore, um meteorologista do Bureau of Meteorology, disse que seriam “dois dias chuvosos” em toda a região metropolitana de Sydney, com possíveis inundações de pequenas a moderadas.
Mais de uma dúzia de alertas de inundação estavam em vigor em todo o estado, com inundações recorde no rio Wilsons em Lismore e novos recordes de inundação estabelecidos ao longo do rio Tweed.
O rio atingiu um pico de 6,51 metros em North Murwillumbah, 4,8 metros em Tumbulgum e 2,95 metros em Chinderah.
Em Grafton, o Clarence River atingiu o pico de 7,66 metros, logo abaixo da altura do dique de 7,95 metros. As águas da inundação atingiram o pico em Ulmarra em cerca de 6 metros, enquanto Maclean atingiu o pico em cerca de 3,3 metros, perto do nível do dique da cidade.