Brasília
Inscrições para programa Renova-DF abrem nesta quarta-feira; bolsa é de R$1,1 mil
Projeto capacita pessoas desempregadas para atuar na construção civil. São 1 mil vagas para Curso de Auxiliar de Manutenção; 5% são destinadas a presos do regime semiaberto e aberto.
Abrem, nesta quarta-feira (11), as inscrições para a segunda turma do Renova-DF, programa do governo do Distrito Federal que capacita pessoas desempregadas para atuarem em áreas da construção civil. São 1 mil vagas, sendo 5% delas destinadas para presos em regime semiaberto e aberto.
Os participantes recebem uma bolsa de R$ 1,1 mil, mais vale-transporte (veja detalhes abaixo). Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, estar desempregado e morar no DF.
Processo seletivo
Para participar do curso, é necessário preencher um formulário no site da Secretária de Trabalho do DF. O documento fica disponível a partir desta quarta-feira (11) até a próxima segunda-feira (16).
Segundo a pasta, “os inscritos passarão por processo de classificação e ranqueamento baseado nas condições de vulnerabilidade socioeconômica extraídas do formulário”. A lista dos selecionados será divulgada no dia 18 de agosto no portal da Secretária. As aulas começam em 30 de agosto.
Quem for selecionado precisa confirmar a matrícula. Para isso, é necessário ir até uma das Agências do Trabalhador (veja aqui endereços) nos dias 19 e 20 de agosto, das 8h às 17h, ou no dia 21 de agosto, das 8h às 12h, com os seguintes documentos:
- Identidade (RG) ou documento equivalente com foto
- Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), última página e posterior em branco ou digital impressa
- Comprovante de residência no DF ou declaração de próprio punho
Curso
Os selecionados terão aulas, a partir de 30 de agosto. Durante a formação, os alunos do curso de Auxiliar de Manutenção vão receber:
- Auxílio no valor equivalente a um salário mínimo, após a conclusão das 80 horas
- Auxílio transporte
- Seguro contra acidentes pessoais, na forma da Lei federal nº 11.788/2008, Lei Distrital nº 3.769, de 27 de janeiro de 2006 e o Decreto Distrital nº 30.658, de 06 de agosto de 2009
- Certificado
O grupo vai apreender técnicas de carpintaria, elétrica, encanamento, serralheria, jardinagem e construção civil. Nas aulas práticas, os estudantes vão recuperar praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus da capital.
A capacitação terá, no mínimo, 80 horas mensais de aulas, distribuídas em 20 horas por semana. Serão três meses de formação.
Os participantes devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso.Para mais informações, entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP), da Secretária de Trabalho do DF, pelo WhatsApp (61) 99198-8727.