Economia

Ibovespa: Vale impulsiona alta após corte de juros na China

Publicado

em

Mineradora salta mais de 2%, com melhora de percepção sobre atividade econômica chinesa

(Exame/Germano Lüders)

Ibovespa hoje: A bolsa brasileira avança nesta sexta-feira, 20, seguindo o bom humor internacional motivado pelo corte de corte da taxa preferencial de empréstimo de cinco anos pelo Banco Central da China na última noite.

Ibovespa: +1,45%, 108.554 pontos

O movimento, que vai na contramão do aperto monetário dos principais bancos centrais do mundo, ajuda a reduzir as crescentes preocupações sobre a demanda da segunda maior economia do mundo diante de restrições para conter a covid-19 nas principais cidades do país.

“É mais um passo [da China] para a redução do custo de aquisição de imóveis, numa tentativa de estimular o segmento. Isso cria um apetite de maior apetite ao risco na China, pavimentando um ambiente melhor”, disse Arthur Mota, economista do BTG Pactual, em morning call desta manhã.

A melhor de humor se reflete principalmente em ativos mais ligados à economia chinesa. A Vale (VALE3), uma das maiores exportadoras de minério de ferro para a China, sobe mais de 2% nesta sessão, após a commodity subir na bolsa de Dalian nesta madrugada. A mineradora tem é a empresa com o maio peso no Ibovespa, tendo um papel chave para a forte alta do índice desta sexta.

Vale (VALE3): + 2,30%

Outra produtora de minério de ferro, a CSN Mineração lidera as altas desta manhã.

CSN Mineração (CMIN3): + 5,39%

 

Trending

Sair da versão mobile