Economia

Ibovespa sobe puxado por Vale em dia de cautela em NY

Publicado

em

Preocupações sobre recessão global crescem após piora de indicadores da segunda maior economia do mundo

(Exame/Germano Lüders)

Ibovespa hoje: A bolsa brasileira opera em alta nesta segunda-feira, 16, sustentada pelas ações da Vale. A mineradora, com a maior participação no Ibovespa, sobe mais de 2%, impulsionada pela valorização do minério de ferro nesta madrugada. Quem também contribui para o tom positivo nesta sessão são as ações da Petrobras, que avançam, após a companhia ter afastado a possibilidade de interferências sobre sua política de preços.

No exterior, porém, o clima é de cautela. Índices de Wall Street, que apresentaram forte recuperação na última sexta-feira, recuam nesta manhã. Como pano de fundo do mercado global estão dados mais fracos da economia chinesa divulgados na última noite.

Pressionado por restrições para conter a pandemia em suas principais cidades, o país reportou queda anual de 5% em sua produção industrial de abril, enquanto as vendas do varejo desabaram 11,1% frente ao mesmo período de 2021. A taxa de desemprego da China saltou de 5,8% para 6,1%.

A atividade econômica mais fraca na primeira metade do ano dificulta ainda mais a missão do governo chinês bater a meta de 5,5% de crescimento em 2022. Sem o impulso da China, crescem as preocupações de que alta de juros nas economias ocidentais possam provocar uma recessão global.

Expectativas de juros mais altos nos Estados Unidos voltam a provocar perdas em ações de crescimento. O índice Nasdaq, da bolsa de tecnologia americana, volta a amargar o pior desempenho de Nova York. O pessimismo sobre ações do setor também se reflete na B3, com as ações da Locaweb e Totvs entre as maiores quedas do Ibovespa. O IRB Brasil, que apresentará seu balanço do primeiro trimestre nesta noite, lidera as perdas.

Trending

Sair da versão mobile