Economia

Ibovespa sobe com otimismo por retomada econômica da China

Publicado

em

Alívio de restrições de mobilidade na capital chinesa motiva apetite ao risco no mercado internacional

Painel de cotações da B3 (Exame/Germano Lüders)

Ibovespa hoje: A bolsa brasileira avança nesta segunda-feira, 6, acompanhando o bom humor no exterior sobre a retomada da atividade econômica da China, após remoção de restrições à covid-19 em Pequim. O dólar cai contra o real, seguindo o movimento internacional da moeda.

Ibovespa: + 0,45%, 111.606 pontos
Dólar: – 0,31%, R$ 4,764

Entre o alívio das medidas está a volta da permissão para comer dentro de restaurantes e a retomada do trabalho presencial. Bolsas da Ásia fecharam em firmes altas, enquanto o minério de ferro foi à máxima em 10 meses na bolsa de Dalian.

A valorização da commodity contribui com a alta das ações da Vale (VALE3), com a maior participação do Ibovespa. Os papéis da mineradora sobem pouco mais de 1%, com a siderúrgica Gerdau entre na ponta positiva do índice.

Vale (VALE3): + 1,35%

Além da maior expectativa de demanda chinesa, sinais de alívio do cerco às empresas de tecnologia do país endossam o apetite ao risco no exterior. As ações da chinesa Didi Chuxing saltam mais de 60% em Nova York, após notícia do Wall Street Journal sobre o fim da investigação sobre a companhia e a suspensão do banimento da adesão de novos usuários à plataforma de aplicativos de transporte, como 99.

O índice Nasdaq, das principais ações de tecnologia dos Estados Unidos, é destaque positivo desta manhã. Na última sessão, o Nasdaq teve o pior desempenho entre os índices de Wall Street, recuando cerca de 2,5%, com temores sobre as pressões inflacionárias, após dados do mercado de trabalho americano terem saído acima do esperado.

Nasdaq (EUA): + 1,75%
S&P 500 (EUA): + 1,12%

A inflação, por sinal, deve voltar aos holofotes do mercado mundial na sexta-feira 10, quando será divulgado o Índice de Preço ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Na quinta-feira, 9, será divugado o IPCA de maio no Brasil.

Trending

Sair da versão mobile