Economia

Ibovespa segue alta no exterior com alívio sobre teto da dívida americana

Publicado

em

Índice de Wall Street chegam a saltar 1% após proposta de líder republicano sobre extensão do teto até dezembro

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame

Ibovespa sobe nesta quinta-feira, 7, acompanhando as altas no mercado internacional, após republicanos e democratas avançarem nas negociações sobre o teto da dívida americana. Às 10h20, o principal índice da B3 subia 0,38% para 110.976 pontos. Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq saltam quase 1%.

A recuperação das bolsas internacionais, que vinham sofrendo com temores sobre estagflação da economia global, teve início na última tarde, após o líder da minoria republicana do Senado, Mitch McConnell propor uma solução temporária para a dívida dos Estados Unidos, estendendo o limite do teto até dezembro deste ano. Os democratas avaliam a proposta, que daria mais tempo para o congressistas chegar a uma solução mais concreta.

Nos Estados Unidos, investidores ainda repercutem os pedidos semanais de seguro desemprego, que ficaram em 326.000, abaixo das estimativas de 348.000. O mercado agora aguarda os números de empregos não-agrícolas, o payroll, que será divulgado nesta sexta-feira, 8. Monitorada de perto, a recuperação do mercado de trabalho americano deve dar pistas sobre o ritmo da retirada de estímulos por parte do Federal Reserve.

Também contribui com a melhora do ambiente a sinalização de que o presidente russo Vladimir Putin irá ajudar a Europa a atravessar a crise energética, derrubando o preço do gás natural e arrefecendo os temores sobre a alta de preços no continente. No mercado europeu, o Stoxx 600 avança 1,29%.

 

Trending

Sair da versão mobile