Economia
Ibovespa hoje: bolsa oscila perto da estabilidade em volta de feriado com BCs no radar
Investidores repercutem alta de juros na Europa e falas do presidente do Fed
O Ibovespa opera entre leves ganhos e perdas nesta quinta-feira, 8, após o feriado do Dia da Independência, marcado por forte apetite ao risco no mercado internacional. O movimento se estende em bolsas estrangeiras nesta tarde, com investidores digerindo a decisão do Banco Central Europeu (BCE) e as falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell.
Ibovespa: – 0,06%, 109.671 pontos
Bolsas da Europa caminham para fechar em alta, após reação inicialmente negativa à decisão do BCE de subir suas taxas de juro em 0,75 ponto percentual, optando por um ajuste mais duro que o esperado por parcela do mercado. O BCE ainda se mostrou mais pessimista para a dinâmica da economia europeia, revisando suas projeções de crescimento para baixo e de inflação para cima.O clima também é ligeiramente positivo nos Estados Unidos, com os principais índices buscando a segunda alta consecutiva, apesar de novos sinais de um duro no combate à inflação no país. Em discurso desta manhã, o presidente do Fed voltou a basear seu discurso no ex-presidente do Fed Paul Volcker, conhecido por suas políticas contracionistas, e disse que seguirá agindo “até que o trabalho esteja feito”. Powell, no entanto, disse que a inflação pode ser domada sem um “custo social muito alto”.
- S&P 500 (EUA): + 0,72%
- Nasdaq (EUA): + 0,81%
- Stoxx 600 (Europa): + 0,64%
Ações em destaque
Apesar das recentes movimentações de banqueiros centrais, é o preço do petróleo que faz mais preço nas maiores quedas e altas da bolsa brasileira. A commodity tem perdido força em meio a preocupações crescentes de uma recessão global e caiu mais 5% enquanto o mercado local esteve fechado na quarta-feira, 7. Embora esboce alguma recuperação nesta quinta, o saldo ainda é negativo.
As petrolíferas privadas são negativamente impactadas pela depreciação, com PetroRio e 3R caindo entre 3% e 4%. O petróleo mais barato, no entanto, significa menos custo e mais margem para o setor de aviação, com GOL e Azul entre as maiores altas do dia.
- Azul (AZUL4): + 3,91%
- PetroRio (PRIO3): – 3,80%
Nos extremos do Ibovespa ainda estão as do IRB, que se recuperam após forte queda desde o follow-on, e os frigoríficos, que lideram as perdas do dia. “As ações do setor estão em baixas novamente com o investidor preocupado com a demanda nos EUA, com projeções de aumento da taxa de juro para conter inflação. Isso tem impacto no consumo”, disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.
- IRB (IRBR3): + 6,72%
- JBS (JBSS3): – 5,10%